BR-101, entre Recife e Natal, em excelentes condições

A distância entre Recife e João Pessoa é de aproximadamente 120 km; de João Pessoa a Natal, aproximadamente 180 km; e de Recife a Natal, aproximadamente 300 km.

As três cidades são ligadas pela BR-101, uma rodovia federal que percorre toda a costa do Brasil entre o Rio Grande do Sul e o Rio Grande do Norte. O trecho entre Recife e Natal foi recentemente duplicado; as obras começaram há mais de cinco anos, e, apesar dos atrasos, estão em fase final (apenas algumas centenas de metros ainda não estão concluídos); certamente, a duplicação da BR-101 foi uma contribuição marcante do Governo Lula para o desenvolvimento da região.

As fotos foram tiradas em julho de 2012, entre Recife e Natal (entre Recife e Maceió, existem dois caminhos possíveis; leia esse artigo sobre o assunto). Praticamente todo o trecho percorrido  já estava duplicado; as exceções são alguns pequenos trechos (de algumas centenas de metros cada) que provavelmente estarão prontos até 2013.

A estrada é segura, em geral bem conservada e bem sinalizada. Isso significa que uma viagem de carro de Recife a João Pessoa pode ser feita em menos de duas horas, e de João Pessoa a Natal em menos de três horas.

Note que, para chegar às praias urbanas de João Pessoa, é necessário fazer um desvio de mais de 20 km da BR-101 (ou seja, quase 50 km de ida e volta, e o trânsito pode estar engarrafado), e por isso para uma viagem Recife – João Pessoa – Natal (ou vice-versa) é melhor planejar no mínimo umas oito horas.

E com um detalhe importante: não há absolutamente nenhum pedágio. Não há serviços de emergência (como telefones ou ambulâncias), mas não há custos com pedágio.

A estrada é duplicada, com um canteiro central, o que facilita, e muito, as ultrapassagens. Há muitas carretas circulando (principalmente na época de colheita de cana), e antes da duplicação era comum de se ver longas filas de carros atrás dee caminhões, aguardando uma chance de ultrapassagem – muitos motoristas eram impacientes, e acidentes eram comuns.

Além da duplicação das pistas, a reforma da BR incluiu a construção de pontes. A estrada passa pelo centro de diversas cidades, e como a velocidade tinha que ser diminuída, o tempo de viagem aumentava. Quem passava por Goianinha, por exemplo (cidade de acesso à Pipa), precisava de cuidado e paciência para cruzar a cidade.

Com as pontes, os carros passam pelas cidades em via elevada, e por isso perdem menos tempo. A foto acima mostra a ponte sobre Mamanguape, na Paraíba. Outras pontes foram construídas em Goiana (Pernambuco) e Goianinha (RN).

Os trechos mais lentos são os que cruzam as áreas urbanas. A estrada é duplicada, mas o intenso tráfego de carros e pessoas exige mais cuidado e diminuição de velocidade. A foto acima foi tirada na área de João Pessoa.

O pior trecho é o que cruza a cidade de Abreu e Lima, na saída do Recife (uns 30 km da praia de Boa Viagem). A BR-101 passa pelo meio da cidade, e não foi possível construir uma ponte. Se puder, evite passar por esse trecho nos horários de pico (melhor passar bem cedo, ou já no cair da noite).

Embora seja possível ir de Recife a Natal sem parar, é recomendável fazer uma parada para esticar as pernas, ir ao banheiro, beber água. Há muitos postos de gasolina, e a higiene dos mesmos varia bastante; em geral, os postos maiores, com lojas de conveniência, oferecem boas opções de lanches e banheiros mais limpos.

Uma opção bastante popular entre os moradores locais é o Rei das Coxinhas, no KM 115 da BR da Paraíba (entre João Pessoa e a divisa com Pernambuco); a casa é originária de Caruaru, e aos poucos vem-se espalhando por Pernambuco e pela Paraíba.

As coxinhas em si poderiam ser melhores, com mais batata e menos farinha. Entretanto, os preços são justos (em julho de 2012, cada coxinha de frango saía por R$ 3, e o refrigerante ou café expresso por R$ 2,50 – há também coxinhas mais elaboradas, como as de bacalhau, e outros sanduíches), as coxinhas são fritas na hora, o ambiente é limpo, e há uma lojinha onde se vendem pequenas lembranças.

As excelentes condições da BR-101 são um bom motivo para você considerar a possibilidade de alugar um carro e conhecer cidades vizinhas no Nordeste.

Comments are closed.