Fortaleza, Ceará

Guaramiranga, Ceará




Guaramiranga

«Fortaleza       «Ceará       «Municípios do Ceará

Guaramiranga
Guaramiranga, no maciço de Baturité

Data de criação: 1/9/1890.
População: 5 714 habitantes.
Toponímia: palavra de origem indígena tupi, que significa "pássaro vermelho".
Gentílico: guaramiranguense.

Bonita, tranqüila e aconchegante. Essas são três características que definem bem a cidade de Guaramiranga. Chamada por alguns de "Cidade das Flores", sua temperatura varia entre 18ºC e 25ºC, fazendo do clima o principal responsável por todo o espetáculos de flores que brotam na cidade.

A partir do Pico Alto, ponto culminante do Maciço de Baturité, com 1115 metros de altitude, é possível ter uma visão espetacular do sertão abaixo e de uma parte do rio Pacoti, que nasce em Guaramiranga. O acesso pode ser pelas trilhas ecológicas ou, ainda, por uma estrada asfaltada. O turista pode visitar também o Parque Ecológico de Guaramiranga, uma área de proteção ambiental, as Cachoeiras de São Paulo e do Urubu, além da Linha da Serra e do Parque das Trilhas.

Guaramiranga apresenta artesanato em trançados, taboca, cipó, vime e arranjos florais. O talento artístico da comunidade se revela em grupos de teatro, danças folclóricas e na Banda Municipal de Música. Tem como destaque uma casa de espetáculos, o Teatro Raquel de Queiroz. Outros atrativos culturais importantes são as Igrejas de Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Conceição e o Convento dos Capuchinos, que já foi um seminário e hoje acolhe os visitantes numa agradável pousada.

O município, com população de aproximadamente seis mil habitantes, conta com manifestações e eventos culturais de destaque, como o Festival Nordestino de Teatro Amador, que reúne os melhores grupos teatrais do Nordeste, o Festival de Fondue, a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, o Arte em Flor e o grande diferencial em carnaval no Brasil, o Festival de Jazz e Blues, que reúne grandes nomes da música regional, nacional e internacional.

Vias de acesso:
CE 060 / Fortaleza-Pacatuba-Guaiuba-Acarape-Redenção-Aracoiaba-Baturité-Guaramiranga (distância total de Fortaleza: 110km) ou
CE 065 / Fortaleza-Maranguape-Palmácia-Pacoti-Guaramiranga (distância total de 92km).

Mais informações:
»Guaramiranga. Site oficial, mantido pela Prefeitura do município.
»Chácara dos Cedros. Hotel em Guaramiranga.
»Fotos de Guaramiranga. Fotos das atrações ecológicas de Guaramiranga.

Fonte das informações: Secretaria de Turismo do Ceará.