Fortaleza, Ceará

Quixadá, Ceará




Quixadá

«Fortaleza       «Ceará       «Municípios do Ceará

Quixada

Pedra da Galinha Choca, Quixadá

Em tupi-guarani, o nome Quixadá significa "Pedra de Ponta Curvada".

Quixadá tem uma área de 2.059 km2, e população estimada pelo último censo do IBGE de 1999 de 69.504 habitantes, 55% dos quais vivendo em áreas urbanas.
Acesso: o município está localizado no sertão central do Estado, a aproximadamente 160 km de Fortaleza. O acesso se faz pelas rodovias CE-060 e CE-452.

Quixadá encontra-se no chamado Vale Monumental. O nome advém do fato de que existem diversas montanhas rochosas (monolitos ou monólitos) que, ao longo dos séculos, foram esculpidas pelo vento, água e intempéries e tomaram as mais diversas formas. Com alguma imaginação, pode-se visualizar nos monólitos uma semelhança com animais; o Vale Monumental é algo parecido com um enorme zoológico ao ar livre com animais esculpidos em pedra.
A mais conhecida das esculturas é a Pedra da Galinha Choca (ver foto).

Esses monumentos naturais estão muito próximos da zona urbana, o que tem atraído muitos praticantes de esportes radicais. A poucos quilômetros da cidade começam as trilhas ecológicas, como a do Boqueirão e Cabeça do Gigante. Estes caminhos conduzem aos vales de pedras, cavernas e paredões que atingem até 90 metros de altura, um convite à escalada e aorappel. Há trilhas percorridas a pé, por praticantes de trekking, e há caminhos ideais para motoristas off-road.

As montanhas de Quixadá são também palco para aventuras ainda mais ousadas. Quixadá é reconhecido como um dos melhores locais do mundo para a prática de vôo livre. Não só existem muitos pontos privilegiados para se alçar vôo a partir dos monólitos, como também são constantes as correntes térmicas de ar, sem paralelo no mundo, que permitem aos praticantes jornadas nos céus mais emocionantes e prolongadas.

Mais informações:
»Quixadá. Site oficial, mantido pela Prefeitura de Quixadá.
»Pedra dos Ventos. Eco-resort instalado na Serra da Jutama, próximo a Quixadá.
»Sertão e Pedras. Agência de turismo especializada na região de Quixadá.

Fonte das informações: Secretaria de Turismo do Ceará.