Fortaleza, Ceará

Santana do Cariri, Ceará




Santana do Cariri

«Fortaleza       «Ceará       «Municípios do Ceará

Santana do Cariri

Chapada do Araripe, vista de Santana do Cariri


População: 17.914 hab. (estimativa 2006).
Distância de Fortaleza: 550 km. Acessos via BR-116, BR-230 e BR-122, além das CE-138, CE-371, CE-269, CE-385, CE-292 e CE-166.

O pôr-do-sol da vista panorâmica oferecida pelo Pontal de Santa Cruz é um dos mais belos cartões postais que os visitantes podem levar para casa; do Pontal, os turistas podem observar a Chapada do Araripe (ver foto). O cenário é privilégio de Santana do Cariri, a 556 km da Capital, que, além do belo pôr-do-sol, destaca-se por possuir uma das maiores reservas fossilíferas do mundo. Leia mais sobre os fósseis de Santana do Cariri.

O Museu de Paleontologia reúne mais de 750 peças datadas do período cretáceo, há 65 milhões de anos atrás. No local, os turistas são acompanhados por guias mirins. Elas foram coletadas na região, em escavações nos arredores da cidade, que sedia simpósios, com destaque internacional, na área da paleontologia. Réplicas de animais pré-históricos podem ser adquiridos no museu.

Com população de aproximadamente 17,5 mil habitantes, Santana do Cariri destaca-se também pelo comércio de produtos feitos manualmente na Associação Santanense de Apoio ao Artesão. Os turistas podem comprar artesanato típico feito em renda, bordado, couro, cerâmica e pintura. Na gastronomia, destaque para a galinha à cabidela e baião-de-dois com pequi.

Museu de Paleontologia de Santana do Cariri

Endereço: rua Dr. José Augusto Araújo, 326. Telefone (85) 35451206.
Fósseis de animais e plantas do período Cretáceo (cerca de 100 milhões de anos atrás) narram a vida pré-histórica da região do Cariri. São 750 peças que compõem o acervo do Museu de Paleontologia, criado em 1991, em Santana do Cariri. O equipamento é propulsor da investigação e da divulgação científica e cultural, com centros de pesquisas e de estudos. O passeio é feito na companhia de guias mirins, que fazem relatos interessantes, cheios de referências históricas. O edifício onde funciona o museu é um patrimônio histórico da cidade. O prédio foi construído na década de 20. Os turistas encontram ainda escavações nas imediações da cidade.

Leia mais informações sobre o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri.

Fonte das informações: Secretaria de Turismo do Ceará.