Fortaleza, Ceará

Sobral, Ceará




Sobral

«Fortaleza       «Ceará       «Municípios do Ceará

Sobral

Arco Nossa Senhora de Fátima


Sobral, também conhecida como Princesa do Norte, situa-se às margens do Rio Acaraú e é uma das mais importantes cidades do interior do Nordeste.
Cidade histórica, Sobral foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (além de Sobral, as outras cidades do Ceará tombadas pelo IPHAN são Aracati, Icó e Viçosa) e é também um centro importante na produção artesanal, principalmente no trançado de palha. Seu extraordinário patrimônio arquitetônico possui casarões edificados no século XVII além de um importante acervo de Igrejas.

A cidade conta com diversos museus de alta relevância. Um exemplo é o Museu Dom José, onde se pode admirar o melhor da Arte Sacra. O Museu do Eclipse guarda registros da visita de Alberto Einstein a Sobral em 1925; o eminente físico constatou que Sobral seria um excelente ponto para estudar um Eclipse Total do Sol, que proporcionaria (e de fato proporcionou) elementos para comprovação de sua Teoria da Relatividade (leia mais sobre a viagem de Einstein ao Brasil). Ainda hoje estão guardados os equipamentos utilizados pelos astrônomos à época do Eclipse Total do Sol além de um moderno acervo de equipamentos astronômicos, incluindo-se o mais potente telescópio do Norte e Nordeste do Brasil.

O município é um dos mais industrializados do Estado, contando com diversas indústrias que vão de calçados a material de construção passando por refrigerantes e café. Sobral conta com uma universidade pública, a Universidade Estadual Vale do Acaraú, importante pólo regional de graduação e produção científica.

Sobral também é animação. O carnaval fora de época da cidade, o Carnabral, desde 1994 tem atraído turistas de todo o Estado e do Brasil. A padroeira do município, Nossa Senhora da Conceição, recebe as homenagens dos fiéis com muita festa nas ruas no dia 08 de dezembro.

Sobral fica a 250 km da capital e possui 169,5mil habitantes. O turista chega à cidade pela CE-085, seguindo pela BR-222 e CE-362.

Mais informações:
»Sobral. Site oficial, mantido pela Prefeitura de Sobral.

Fonte das informações: Secretaria de Turismo do Ceará.