Recife

Copa do Mundo - Recife



Copa do Mundo 2014 - Recife

Recife é uma das 12 cidades sede da Copa do Mundo de 2014, e uma das sedes da Copa das Confederações de 2013.

Não faltaram motivos para escolha do Recife.
Trata-se de uma das cidades de maior diversidade cultural do Brasil; tem pujança política e econômica; tem tradição no futebol (com três grandes clubes, Sport, Náutico e Santa Cruz, fato que se observa somente nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro) e tem História na Copa do Mundo (foi uma das sedes da Copa de 1950); está geograficamente próxima da Europa e da América do Norte.

Estádio Arena Capibaribe - Cidade da Copa

Os jogos serão realizados na cidade vizinha de São Lourenço da Mata, na região metropolitana, a aproximadamente 20 km do centro do Recife.
A princípio, pensou-se na construção de um estádio na região localizada entre Recife e Olinda, próxima ao Centro de Convenções; entretanto, disputas políticas e, principalmente, o alto preço dos terrenos, conduziram à escolha de São Lourenço (onde o terreno já pertencia ao Governo).

Para realização dos jogos, está sendo construído um novo estádio, o Arena Pernambuco, com 46 mil lugares (inicialmente, cogitou-se chamar o estádio de Arena Capibaribe, denominação que ainda consta em algumas publicações).

Veja fotos e mais informações sobre o Estádio Arena Pernambuco.

Ao redor da Arena, será construído a Cidade da Copa; a Cidade contará com uma infraestrutura comercial (shopping center, hotel, prédios de escritórios, etc) e residencial.
A idéia é que, após a Copa, São Lourenço seja uma alternativa de trabalho e moradia para habitantes da região metropolitana, de modo a desafogar a congestionada capital.

Como chegar

São Lourenço da Mata não tem aeroporto ou rodoviária; o Aeroporto dos Guararapes e o Terminal Integrado de Passageiros serão a porta de entrada dos torcedores.
O principal meio de acesso ao estádio será o metrô do Recife.