Recife

Futebol no Recife



«Cultura de Pernambuco.

Existem três times de expressão em Pernambuco: Sport Recife, Náutico e Santa Cruz. O mais popular (ou seja, com maior número de torcedores) é o Sport.
Como os três times se alternam na supremacia do futebol local, não existe uma clara superioridade de um sobre os demais; ao contrário, existe um equilíbrio instável, o que exacerba sobremaneira a rivalidade entre as torcidas.

Sport Club Recife Chamado de Sport; os torcedores são "rubro-negros". É o time das massas de Pernambuco (como o Flamengo no Rio e o Corinthians em São Paulo). O símbolo do clue é o Leão.
No Estádio da Ilha do Retiro, existe uma placa com a inscrição Campeão Brasileiro de 1987. Naquele ano, houve dois campeonatos paralelos, o Módulo Verde (Primeira Divisão), vencido pelo Flamengo, e o Módulo Amarelo (vencido pelo Sport); as regras previam uma decisão entre os dois clubes para definição do campeão brasileiro, mas o Flamengo recusou-se a disputá-la. A CBF declarou o Sport como campeão oficial, mas o Flamengo inclui o título de 1987 em seu pentacampeonato.
Visite o site da torcida do Sport, que mostra algumas fotos do estádio da Ilha do Retiro. Veja também informações sobre o uniforme do Sport Recife.

Santa Cruz Conhecido regionalmente como Santa; torcedores são "tricolores". O estádio é o Arruda. O símbolo do Santa Cruz é a cobra coral (que apresenta as mesmas cores do time: preto, branco e vermelho).

Náutico Os torcedores são os alvirubros. Os torcedores do Náutico consideram o time como o clube da elite de Pernambuco. O estádio é o Estádio dos Aflitos.
Veja informações sobre a camisa do Náutico.

Até 2008, o Sport liderava a contagem de campeonatos, com 37 títulos; o Santa tinha 24, e o Náutico 21. O Sport foi tri-campeão, em 2006, 2007 e 2008. Confira a relação de todos os campeões estaduais de Pernambuco.
Para mais informações sobre o campeonato pernambucano, visite o site da Federação Pernambucana de Futebol.

Além desses três grandes clubes, em Recife existe também o Ibis, que se auto-intitula "o pior time do mundo". Na década de 70, o time passou 23 partidas sem vencer, perdendo nove partidas consecutivas. Não há site oficial, mas há várias páginas que contam estórias sobre o time do Íbis.