Recife

Bezerros, Pernambuco



População: 57.371 habitantes
Área: 493 km2
Distância da capital: 101 km
Acessos: BR-232. Visite mapas de Recife e Pernambuco.

História
A origem de Bezerros data de 1740. Nessa época foi implantado um grande comércio de gado, iniciando o povoamento do local.
Algumas versões da história de Bezerros tentam explicar o nome da cidade. A primeira diz respeito ao sobrenome da família "Bezerra", que foi a primeira proprietária das terras. A segunda diz que o local foi, primitivamente, uma queimada de bezerros. A terceira conta que um dos filhos da família Bezerra se perdeu na reserva florestal, tendo sido feita uma promessa a São José, sendo a criança encontrada com vida, ao pé de frondosa árvore onde foi erguida uma Capela sob a invocação de São José dos Bezerros.Bezerros
O município é formado pelos distritos sede, Sapucarana e Boas Novas e pelos povoados de Serra Negra, Sítio dos Remédios, Cajazeiras e Areias.
Anualmente, no dia 18 de maio Bezerros comemora a sua emancipação política. O padroeiro da cidade é São José.

Economia
Bezerros é um município promissor, tendo em vista sua relação direta com a capital do Estado. Isso se deve principalmente à sua proximidade da capital e também por suas condições favoráveis ao lazer, proporcionando tranquilidade com seu clima ameno. economia de Bezerros
O comércio, a indústria, a agricultura e o turismo são as principais atividades do município de Bezerros. A maior movimentação econômica da cidade se dá nas épocas festivas como Carnaval e São João. Só no Carnaval, Bezerros recebe mais de 100 mil pessoas nos dia de folia.
O município conta com mais de 650 estabelecimentos comerciais, na sua maioria varejistas, devidamente registrados nos ramos de confecções, armarinhos, ferragens, produtos agrícolas, mercearias, supermercados, panificadoras, postos de gasolina etc.
No setor industrial, até mesmo nos menores estabelecimentos de fabricação, beneficiamento e transformação de matéria-prima, as atividades são bastante diversificadas. São fábricas de doces, gêneros alimentícios, bebidas, olarias, cerâmicas, pré-moldados, plásticos e serrarias.
Na agricultura, as principais culturas temporárias são tomate, couve-flor, repolho, pimentão e pepino. A cultura de subsistência é o milho e o feijão, e na pecuária sobressai a criação de bovinos, suínos, ovinos e caprinos, além de uma grande quantidade de granjas, tornando o município um pólo de distribuição.

Turismo
Consagrada como "a terra dos papangus" (foto), a cidade de Bezerros tem uma cultura que vai além da brincadeira de mascarados no Carnaval. Conhecido como a "Folia do Papangu", papanguso Carnaval do município é o maior do Agreste e o único temático do Brasil. Por isso, vem a cada ano contribuindo para preservação das nossas mais autênticas tradições carnavalescas.
A tradição diz que os foliões devem fazer as suas próprias fantasias sem conhecimento dos outros. Sendo assim, todos devem ficar sob o manto da máscara até o final da grande folia, realizada nos três dias de carnaval.
Conhecido nacionalmente e internacionalmente, o Carnaval de Bezerros recebe mais de 100 mil pessoas nos 6 dias do Reinado de Momo, e no domingo esse número chega a 50 mil visitantes, o que comprova o quanto o evento é atraente para o turismo.
As máscaras decorativas que enchem o Carnaval de Bezerros de cores são confeccionadas em papel machê. As peças são de todos os tamanhos. Algumas chegam a mais de cinco metros de altura.
Com artistas conhecidos internacionalmente, o município preserva o seu folclore e sua cultura original, além da produção de máscaras e bois em papel machê, brinquedos em madeira e frutas em cerâmica. Reconhecida nacionalmente pela figura do artista J. Borges, a cidade é a maior produtora de xilogravuras do Estado. São diversos ateliês que atraem turistas de todos os cantos do país.
Também é em Bezerros que fica o Centro de Artesanato de Pernambuco, às margens da BR-232. O lugar oferece uma rica exposição com obras de mais de 400 artistas pernambucanos. Confeccionados com técnicas e materiais diversos, os trabalhos mostram o que cada região tem de mais representativo no artesanato. O Centro também funciona como ponto de encontro de artesãos, oferecendo oficinas arte-educativas, orientação para trabalhos em feiras, exposições e cursos de qualificação.
Bezerros também se destaca pelas suas belezas naturais. Para quem curte passeios ecológicos, uma boa pedida é a Reserva Ecológica da Serra Negra, com açudes, fontes minerais e trechos de Mata Atlântica.

Outros sites:
»Bezerros. Portal da cidade, com informações sobre turismo, artesanato, cultura popular e outras.

Fonte das informações: IBGE e Governo do Estado de Pernambuco
Crédito da fotos: Governo do Estado de Pernambuco.

Leia mais sobre outras Cidades de Pernambuco