Recife

Triunfo, Pernambuco





População: 15.135 habitantes
Área: 192 km2
Distância do Recife: 402 km
Acessos: BR-365 e BR-232 (via Serra talhada). Visite mapas de Recife e Pernambuco.

História
O município de Triunfo foi fundado pela Lei Provincial nº 930 de 02 de junho de 1870, sob a denominação de Baixa Verde, e estava vinculada à comarca de Vila Bela. A 13 de junho de 1884, Baixa Verde foi elevada à categoria de cidade.
O nome de Triunfo, originou-se de uma luta entre a família dos Campos Velhos, da cidade de Flores, e os habitantes da povoação de Baixa Verde. Estes queriam o progresso da cidade e criaram uma feira. Com isso, os Campos Velhos não ficaram satisfeitos, tentando acabar com ela diversas vezes. Os habitantes de Baixa Verde lutarem pela sua independência e conseguiram. Dessa vitória surgiu o nome Triunfo.
Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede, Canaã e Iraguassu.
Anualmente, Triunfo comemora sua emancipação política no dia 13 de junho. A padroeira da cidade é Nossa Senhora das Dores.

Economia
Triunfo, PernambucoTriunfo tem uma forte potencialidade para o turismo devido ao clima ameno, que é devido à altitude da cidade: Triunfo encontra-se a 1004 metros acima do nível do mar.
O período em que a cidade recebe mais turistas é durante o inverno, quando milhares de pessoas vão em busca das atrações culturais do Circuito do Frio, um dos maiores eventos do Estado, e durante a Festa dos Estudantes. Para receber esses visitantes, o município dispõe de um setor hoteleiro e gastronômico em crescimento.
Localizado no Sertão do Pajeú, Triunfo tem também como atividade econômica a agroindústria, com maior potencialidade de desenvolvimento para produtos alimentícios. O comércio varejista também é forte na cidade.
Triunfo está localizada na Região de Desenvolvimento do Pajeú, no Sertão Pernambucano. Com uma área de 8.689 km², a região abrange cerca de 9% do território estadual e é composta por 17 municípios: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Mirandiba, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão, Tabira, Triunfo e Tuparetama.

Turismo
Em meio ao sertão pernambucano está Triunfo, considerado o oásis da região. Com um açude no centro e localizado entre serras, a cidade tem um clima agradável, com máxima de 28ºC no verão, e no inverno chegando a registrar 5ºC, à noite.
turismo em Triunfo O Cine Teatro Guarany (foto) é o cartão postal da cidade e fica logo na entrada de Triunfo. Construído em 1919, o prédio passou anos desativado e agora foi totalmente restaurado pelo governo estadual. Agora, conta com novos camarins, galeria de acesso aos banheiros públicos e teve a sala de projeção completamente reformada. Tratamento acústico e um moderno sistema de iluminação cênica também foram implantados.
O roteiro cultural da cidade não pára por aí. O visitante pode conhecer o Museu do Cangaço, fundado em 1975, dono de um rico acervo com mais de 500 peças doadas por pessoas que fizeram parte da história de Lampião. Lá, também pode-se ver objetos que compunham antigos engenhos de Triunfo.
Com tantas potencialidades para o turismo e com um clima perfeito, Triunfo não poderia estar fora do Circuito do Frio. Nessa época, a cidade realiza sua tradicional Festa do Estudante, quando recebe milhares de turistas que aproveitam a hospitalidade da população e a estrutura de pousadas e hospedarias. Os visitantes também aproveitam a estada para saborear as rapaduras produzidas nos engenhos.
O roteiro ecológico de Triunfo é um dos mais ricos do Estado. Com um carro apropriado, vai-se a lugares inesquecíveis, como serras e cachoeiras. Pode-se escalar o ponto mais alto do Estado de Pernambuco, o Pico do Papagaio, 1200 m acima do nível do mar, um mirante natural que permite a visão das cidades de Afogados da Ingazeira e Flores. Belas paisagens também podem ser admiradas do Mirante Belverde e do Cruzeiro do Alto da Boa Vista.
O município oferece ainda boas opções de banho na Cachoeira do Grito, com cindo quedas. Já a Cachoeira do Brocotó tem quedas fortes e não são indicadas para o banho, mas possui bicas perfeitas e de fácil acesso.
Outro destaque turístico e cultural da cidade é o Carnaval, quando a população sai às ruas vestida com os trajes típicos dos tradicionais Caretas estalando seus chicotes no ar. Durante a folia, acontece um concurso para eleger o Careta mais bem caracterizado.

Fonte das informações: IBGE e Governo do Estado de Pernambuco.
Crédito da fotos: Governo do Estado de Pernambuco.

Leia mais sobre outras Cidades de Pernambuco