Fortaleza, Ceará

Praia de Mucuripe, Fortaleza






Mucuripe

«Praias de Fortaleza e Ceará.


Praia de Mucuripe.

Mucuripe é a continuação da Praia do Meireles, na direção leste; não há um claro marco divisório entre essas praias. O calçadão de Mucuripe é um pouco mais estreito que o do Meireles, mas é largo o suficiente para atrair diversas pessoas, que vêm para passear, caminhar ou assistir às peladas nas quadras de areia.

No final da praia, no trecho próximo ao Porto de Mucuripe, pode-se ver diariamente uma profusão de jangadas e outros barcos rústicos. Existem diversas jangadas turísticas espalhadas por Fortaleza, para que os turistas tirem fotografias; em Mucuripe, as jangadas são de fato utilizadas como meio de vida pra diversas famílias de pescadores. Dependendo do horário, pode-se ver os jangadeiros ajudando-se mutuamente no trabalho manual (utilizando tábuas roliças) de levar as jangadas para o mar e de volta para a areia.
No final da avenida beira-mar, encontra-se o mercadinho de peixes e frutos do mar; pode-se não apenas admirar a fartura de peixes, lagostas, lulas e crustáceos, mas também comprar pequenas porções e levá-las para que sejam preparadas em pequenas barracas, no próprio mercado.

É do Mucuripe também que partem os passeios de barco; as embarcações podem levar algumas dezenas de pessoas, e aparentemente são vistoriadas para garantir a segurança dos passageiros. Informe-se nos quiosques localizados nas calçadas da praia (esses mesmos passeios são anunciados nos hotéis da cidade; indo diretamente aos quiosques, é possível obter algum desconto).

Abaixo, algumas fotos do Mucuripe.

hotéis de Fortaleza

No trecho de beira-mar de Mucuripe, encontram-se alguns dos mais modernos hotéis de Fortaleza. Acima, da esquerda para a direita: foto 1: o Othon de Fortaleza; foto 2: o Grand Meliá Marquise, antigo Caesar Park Fortaleza (o prédio marron) e o Scala Residence Flat (prédio branco, com aparência de escada); foto 3: vista frontal do Grand Meliá Marquise; foto 4: vista frontal do Iracema flat, e a estátua velha de Iracema em frente a ele.<

praias de Fortaleza - Mucuripe

O calçadão de Mucuripe.
Não há tantos restaurantes quanto no Meireles; há, entretanto, mais espaço para recreação (play-grounds, quadras) e para contemplação.

Fortaleza  - Mucuripe

O Mucuripe, assim como Iracema e Meireles, não é recomendada para banho no mar; tanto pela existência de recifes como pela qualidade da água (a melhor praia urbana de Fortaleza para banhos de mar é a Praia do Futuro). As fotos acima mostram uma área de recifes e algumas pessoas que brincam na areia e se arriscam nas águas; a foto à direita mostra também a área de armazéns do Porto de Mucuripe.

jangadas

Fotos das jangadas e outros barcos.
A maioria das jangadas e barcos encontra-se em mau estado de conservação; alguns jangadeiros conseguem trocar a vela e pintar a embarcação graças a patrocinadores. O trabalho de jangadeiros é difícil, mal pago e de retorno incerto; a maior parte dos jangadeiros tem poucas posses além da própria jangada.

Fortaleza fish market
peixe, camarão, lagosta

O mercado de peixes tem aproximadamente 20 barracas, que vendem peixe, camarão, lula, lagosta e outros frutos do mar (a pesca de alguns frutos é proibida de janeiro a maio, período de reprodução). É aqui que muitos jangadeiros vendem a pesca, o que significa que o mercado é provavelmente o lugar em Fortaleza onde se encontra o mais fresco e mais barato peixe da cidade.
Além de algumas barracas onde se pode pedir, por um custo fixo de R$ 5, que se prepare o produto que se compra no mercado (não espere nada muito mais sofisticado do que uma fritura no alho e óleo), encontra-se nas proximidades do mercado alguns dos melhores restaurantes de pescados e frutos do mar da cidade.


Mucuripe: mais informações

Outros tópicos de interesse sobre a Praia do Mucuripe:
»Hotéis na Praia de Mucuripe, Fortaleza.
»Porto de Mucuripe. Site oficial.