Fortaleza, Ceará

Mercado de Artesanato de Fortaleza




Mercado de Artesanato

«Fortaleza       «Passeios em Fortaleza

Fortaleza e outras cidades do Nordeste são conhecidas pelo talento de seus artesãos.
Esses artistas produzem peças em tecido, madeira, vidro, cocos, areia (as famosas garrafinhas) e muito mais. Os preços são surpreendentemente baixos: algumas peças que tomam dias para serem feitas são vendidas por menos de R$ 100. O crescimento do turismo tem elevado os preços, mas eles ainda são consideravelmente mais baixos do que nos Estados do Sul/Sudeste e no exterior.

Existem lojas de artesanato por toda a cidade (incluindo o aeroporto, onde tudo custa o dobro ou triplo do preço normal). Os dois melhores locais para se pesquisar preços de artesanato e fazer compras são a Feirinha da Beira-Mar (funciona a partir do entardecer) e o Mercado Central de Artesanato.

O mercado situa-se entre a Praia de Iracema e a zona central de Fortaleza. É possível caminhar do Centro Dragão do Mar até o Mercado, daí até a Catedral, e daí até o Centro de Fortaleza.


View Larger Map

O Mercado Central ocupa um prédio de quatro pisos, ligados por escadas e passarelas. O local foi projetado especificamente para ser um mercado e reformado recentemente; em cada um dos pisos, funcionam diversas lojas, sem divisão por produtos.
Convém pesquisar todas as lojas antes de comprar. Os preços são em geral similares, mas sempre é possível pechinchar e obter um desconto (especialmente se comprar mais de um produto ou unidade).

No primeiro piso, há alguns restaurantes self-service populares.

Site oficial: Mercado Central de Fortaleza.

Abaixo, algumas fotos do Mercado.

mercado central fortaleza

A primeira foto mostra as rampas do mercado. As outras fotos mostram algumas das lojas; cada loja é pequena, mas o espaço é otimizado para oferecer grande diversidade de produtos.