João Pessoa, Paraíba

Praias de João Pessoa

«Guia João Pessoa     «Guia Fortaleza     «Guia Natal     «Guia Rio de Janeiro     «Guia Recife
Pesquisa personalizada
«Turismo     «Paraíba     «Cultura
«Hoteis     «Restaurantes
«Praias     «Tambaba
«João Pessoa

Tambaú, Manaíra, Cabo Branco

mapa das praias de João Pessoa

Praias de João Pessoa

«João Pessoa
«Praias de João Pessoa e Paraíba

As praias urbanas de João Pessoa são Tambaú (a que tem maior concentração de hoteis e restaurantes), Cabo Branco (que se estende ate o Farol), Manaíra e Bessa.

É possível, com alguma disposição, caminhar desde o Cabo Branco até o Bessa. As praias ao sul (Seixas e Penha) e ao norte (Intermares, Poço, Camboinha e Formosa) requerem transporte.

As praias urbanas de João Pessoa têm características que as diferenciam das praias das capitais próximas (Recife, Natal, e Fortaleza).

O Plano Diretor de João Pessoa restringe a altura dos prédios próximos à praia.
Na beira-mar próximo à Tambaú, nenhum prédio pode ter mais que três andares; à medida que se caminha para as ruas paralelas, o limite vai aumentado; os edifícos de muitos andares somente serão permitidos a algumas centenas de metros da praia. Existem ainda diversas casas na beira-mar de João Pessoa.
Isso faz com que haja menos prédios, menos cimento, menos poluição visual na orla de João Pessoa. Além disso, faz com que o trânsito seja mais calmo, e permite que o ar marinho avance várias centenas de metros terra adentro.

Praia João Pessoa

Praia de Tambaú

Praia João Pessoa

Praia do Cabo Branco


As fotos acima mostram as praias de João Pessoa.
A foto à esquerda mostra a Praia de Tambaú. O boneco inflável montado na praia era o símbolo do bloco da Muriçoca, o mais famoso do carnaval de João Pessoa. A torre ao fundo é que se encontra no centro do Hotel Tropical Tambaú.
A foto à direita mostra a Praia do Cabo Branco. Ao final da enseada, encontra-se o Farol (não mostrado na foto).
O limite entre as praias é a avenida Epitácio Pessoa; a muriçoca gigante da foto acima encontra-se no final da Epitácio com a beira-mar.
O trânsito na beira-mar é em mão única, mas em sentidos diferentes; a partir da Epitácio, o trânsito ou segue apenas para Tambaú ou apenas para Cabo Branco.

As fotos mostram outras características da orla de João Pessoa.


Barracas de praia

A faixa de areia é bastante larga. Há espaço suficiente para os banhistas e jogadores de futebol, frescobol, etc (nos trechos de praia mais frequentados de Natal, Recife e Fortaleza, a escassez de espaço é um problema).

E ao longo de toda a praia, encontram-se restaurantes e barracas.
As barracas variam em tamanho, conforto, cardápio, preços; a maioria oferece banheiros.
Embora essas barracas não tenham a mesma exuberância das barracas da Praia do Futuro, elas facilitam muito uma caminhada pela praia, pois permitem a qualquer momento encontrar água de côco, uma cerveja ou mesmo uma refeição (em Recife e Natal, as praias não têm barracas desse porte).
Como mostra a foto ao lado, as barracas têm também atividade noturna, atraindo turistas e pessoenses.