João Pessoa, Paraíba

Praias de João Pessoa e Paraíba

«Guia João Pessoa     «Guia Fortaleza     «Guia Natal     «Guia Rio de Janeiro     «Guia Recife
Pesquisa personalizada
«Turismo     «Paraíba     «Cultura
«Hoteis     «Restaurantes
«Praias     «Tambaba
«João Pessoa

Praias

«João Pessoa
«Praias de Recife     «Praias de Natal     «Praias de Fortaleza


Praia 
Cabo Branco, Joao Pessoa

Praia de Cabo Branco


A costa da Paraíba tem aproximadamente 133 km de extensão.

João Pessoa

As praias mais famosas do Estado são as praias urbanas de João Pessoa. As praias de Manaíra, Tambaú e Cabo Branco têm juntas pouco mais de 10 km e são visitadas por todos que vêm a João Pessoa.

As praias de João Pessoa são as praias urbanas mais calmas do Nordeste. A foto ao lado mostra a avenida beira-mar da Praia do Cabo Branco, em janeiro de 2008 (alta temporada); note como o trânsito é tranquilo. Essa tranquilidade há muito que não se encontra em Recife e Fortaleza; mesmo Natal, que era relativamente calma até há uns poucos anos, hoje está muito mais movimentada que João Pessoa.
A aparente tranquilidade, entretanto, esconde uma profusão de restaurantes, hoteis e opções de passeios que, se não supera as grandes capitais do Nordeste, são mais que suficientes para entreter os visitantes.
Leia mais sobre as praias de João Pessoa.

Litoral Norte

O Norte da costa paraibana guarda semelhanças com as praias do Estado vizinho, o Rio Grande do Norte.
A Paraíba não tem a abundância de dunas que fizeram Natal famosa (na costa brasileira, as dunas abundam desde as proximidades da Foz do Amazonas, passando pelos Lençóis Maranhenses, Jericoacoara, costas do Ceará e Rio Grande do Norte, Natal e estendo-se até as proximidades de Pipa), mas têm outro atrativo geográfico de grande beleza: as falésias.
Praticamente toda a costa paraibana que vai do Rio Grande do Norte até João Pessoa é tomada por falésias (na verdade, elas estendem-se até mais para o sul do Estado); essa combinação de falésias, coqueirais em areias brancas e águas límpidas cria paisagens belíssimas.
O Litoral Norte é separado da capital pelo Rio Paraíba. Isso tornou o acesso para o Norte mais longo e difícil do que para o Sul. Por isso, houve maior desenvolvimento econômico e turístico das praias do Sul, o que teve como consequencia que hoje as praias do Norte são muito mais preservadas que as do Sul.

Litoral Sul

Praia 
Coqueirinho, Paraiba

Praia de Coqueirinho

Ao nos movermos para o Sul, a costa paraibana vai tomando contornos semelhantes ao do litoral pernambucano: próximo à divisa com Pernambuco, as falésias vão rareando, as áreas próximas às praias tornam-se mais planas, os recifes vão se tornando mais comuns.
Entretanto, as falésias podem ser vistas por um bom trecho ao sul de João Pessoa. O próprio Farol do Cabo Branco está construído sobre uma das maiores falésias do Brasil; até Tambaba, toda a costa é tomada por falésias.
As praias ao sul de João Pessoa tiveram crescimento maior do que as do Norte. Praias como Jacumã e Tambaba já dispõem de boas opções de pousadas e restaurantes.
Veja mais informações sobre praias do sul da Paraíba: Ponta Seixas, Gramame, Tabatinga, Coqueirinho, Tambaba.