Rio de Janeiro

História dos Jogos Mundiais Militares

«Guia Rio de Janeiro     «Guia Salvador     «Guia Fortaleza     «Guia Natal     «Guia João Pessoa     «Guia Recife
Pesquisa personalizada
«Estado do Rio     «Cultura
«Hoteis     «Restaurantes
«Grandes Eventos     «Turismo



Olimpíadas Militares - Edições Anteriores

«Rio de Janeiro.

Em Julho de 2011, o Rio de Janeiro será sede dos V Jogos Mundiais Militares, um dos maiores eventos esportivos do mundo.

Essa página traz mais informações sobre a História das Olimpíadas Militares.

A relação entre Olimpíadas e Exércitos é muito antiga; as primeiras Olimpíadas da Grécia Antiga eram disputadas por soldados gregos (mulheres não podiam sequer assistir às disputas).

A partir da recriação das Olimpíadas dos tempos modernos, em 1896, os jogos passaram a ser disputados por atletas civis (militares podem também participar, mas esse atributo não faz nenhuma diferença nas competições).

Em 18 de fevereiro de 1948, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, foi criado o Conselho Internacional de Esportes Militares (CISM - Conseil International du Sport Militaire).
O lema da CISM é "Amizade Através do Esporte" (Friendship through Sport).

A CISM passou a organizar eventos mundiais que reunissem apenas atletas militares.
Atualmente, durante mais de 300 dias por ano ocorre algum evento esportivo que reúne atletas militares; por exemplo, em novembro de 2010 o Rio de Janeiro sediou o 45º Campeonato Mundial Militar de Tiro.
Campeonato Militar de Tiro
Os países que compõem a CISM (atualmente, são 133) sentiram a necessidade de reunir o maior número de atletas possível em um grande evento, similar aos Jogos Olímpicos.

Assim, em 1995, na celebração dos 50 anos do final da Segunda Guerra, realizaram-se os I Jogos Olimpicos Mundiais Militares.
Os Jogos ocorreram em Roma, de 4 a 16 de setembro de 1995. Atletas de 93 países estavam presentes. Vários dos competidores que poderiam ter se enfrentado nos campos de batalha estavam disputando medalhas nos campos esportivos.

Vale a pena mencionar alguns dos números dos Jogos de Roma.
Jogos Olimpicos Militares Roma
Número de países participantes: 93.
Número de atletas: 4017.
Modalidades disputadas: 17.
Número de espectadores: 500.000
Cerimônia de abertura: 30.000 espectadores, incluindo o Papa João Paulo II, o Presidente e o Primeiro Ministro da Itália.

Esses números grandiosos atencipavam o sucesso que seriam os Jogos seguintes.

Os II Jogos ocorreram em Zagreb, na Croácia em 1999; contou com 6734 atletas de 82 países.

Os III Jogos Mundiais Militares ocorreram em Catânia, na Itália, em 2003, com mais de 7 mil atletas de 87 países.

Os IV Jogos ocorreram em 2007, na cidade de Hyderabad, na India. Por conta da distância, houve redução no número de atletas (ao redor de 5 mil), mas, refletindo a importância que os países veem na competição, houve aumento no número de nações participantes (recorde de 101 países).
Nesses Jogos, a Rússia foi o país com mais medalhas (total de 100 medalhas), seguida por China, Alemanha e Itália; o Brasil conquistou 3 medalhas.

Em 25 de maio de 2007, na cidade de Ouagadougou, capital do país africano Burkina Faso, o CISM anunciou que o Brasil seria a sede dos V Jogos Mundiais Militares, em 2011.

Gianni Gola A maioria das competições ocorrerá nos mesmos recintos dos Jogos Pan Americanos de 2007.
O evento está tendo apoio dos Governos Federal e Estadual. O Presidente do CISM, Major General Gianni Gola, teve encontros no Brasil e na Europa com diversas autoridades brasileiras.
O alojamento que abrigará os atletas está atualmente em construção no terreno do 31º Grupo de Artilharia de Deodoro, com os custos divididos entre a Marinha, o Exército e a Aeronáutica.

Os Jogos Militares certamente atrairão a atenção de muitas pessoas para o Rio e o Brasil, aumentando assim o movimento nos hoteis e no turismo em geral.
Os Jogos Militares serão também um preparativo da cidade e dos cariocas para receber os dois grandes eventos mundiais que se seguirão, a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.