Rio de Janeiro

Copacabana, Rio de Janeiro

«Guia Rio de Janeiro     «Guia Salvador     «Guia Fortaleza     «Guia Natal     «Guia João Pessoa     «Guia Recife
Pesquisa personalizada
«Estado do Rio     «Cultura
«Hoteis     «Restaurantes
«Grandes Eventos     «Turismo



Copacabana

«Rio de Janeiro.
«Turismo no Rio.
«Hoteis no Rio.

O bairro de Copacabana é o mais conhecido do Rio, e a praia de Copacabana é a mais conhecida do Brasil. Copacabana é o bairro do Rio com maior número de hoteis (ver relação de hoteis em Copacabana).

Com uma área de pouco mais de 7 km2, Copacabana tem em torno de 150.000 habitantes, o que faz dela uma das regiões de mais alta densidade populacional do Brasil.
Esse sensacional mapa em 3D permite visualizar a alta concentração de prédios do bairro.

Em Copa vivem e convivem pessoas de todas as classes sociais, com predominância de classe média; Copacabana tem alta proporção de pessoas aposentadas, quase 20% da população tem mais de 60 anos.
Durante as décas de 1930 a 1950, Copacabana foi o bairro de boêmia, glamour e riqueza; apelidada de Princesinha do Mar, Copacabana deu origem a muitas músicas, livros, pinturas e fotografias.



Os vídeos ao lado mostram a praia de Copacabana.
O primeiro vídeo foi filmado da janela de um hotel, e dá uma idéia da vista que os turistas hospedados à beira-mar podem apreciar. O segundo vídeo mostra uma imagem aérea de toda a praia.

A praia de Copacabana, de areia branca e fina, ocupa uma faixa bastante larga (houve um trabalho de aterramento na década de 1970 que alargou a faixa de areia), mesmo durante a maré alta.
Essa ampla faixa, além de ser praticamente toda tomada por banhistas, é também utilizada para a realização de eventos artísticos e esportivos; diversos palcos e arenas são montados para realização de shows e torneios; o maior show de rock da História, aliás, ocorreu aqui.

O evento mais importante e conhecido que ocorre nas areias de Copacabana é a festa do Reveillon.

A avenida beira-mar chama-se Avenida Atlântica, e tem aproximadamente 4200 metros; nessa avenida concentram-se os melhores hoteis de Copacabana.

Ao longo de toda a extensão da praia, existe o famoso calçadão de Copacabana.
O calçadão original data de 1906, quando o Prefeito Pereira Passos promoveu uma reurbanização do Rio; à época, foram importadas de Portugal pedras de calcita branca e basalto negro, bem como os profissionais que fizeram o assentamento, compondo um desenho harmônico que lembra as ondas do mar.

O calçadão é o principal ponto de passeio de turistas (brasileiros e estrangeiros) e cariocas; passear pelo calçadão e observar as pessoas e a paisagem é um dos roteiros obrigatórios para visitantes.

Ao lado do calçadão, existe uma ciclovia que percorre toda a praia de Copacabana, e se estende para vários outros bairros do Rio (ver ciclovias do Rio).