Rio de Janeiro

Macaé

«Guia Rio de Janeiro     «Guia Salvador     «Guia Fortaleza     «Guia Natal     «Guia João Pessoa     «Guia Recife
Pesquisa personalizada
«Estado do Rio     «Cultura
«Hoteis     «Restaurantes
«Grandes Eventos     «Turismo



mapa de Macaé

Turismo em Macaé, Rio de Janeiro

«Rio de Janeiro.
«Turismo no Rio.
«Hoteis no Rio.

Distância do Rio de Janeiro: 183 km.
População aproximada: 206.748 habitantes (censo 2010).
Acomodação: hoteis em Macaé.

Macaé, também conhecida como a capital do petróleo brasileiro, é um município localizado no litoral norte do Rio de Janeiro, com um forte potencial turístico, atraindo visitantes de todos os lugares do Brasil e do exterior, que se encantam com suas belezas naturais.

A localização geográfica da pequena cidade carioca contribui para que ela seja atraente, pois a leste se encontra com o Oceano Atlântico, numa extensão de 11 quilômetros de belas praias pontuadas por lagoas.
Além disso, sua localização lhe oferece condições climáticas muito especiais, com temperaturas amenas e quentes durante a maior parte do ano, com variações entre 18 e 30º.

História de Macaé

As primeiras origens de Macaé remontam de milhares de anos atrás, com tribos selvagens, mas seu povoamento teve início em 1580 com a formação de uma aldeia de índios já catequizados pelos jesuítas da Companhia de Jesus.
Cerca de um século depois foi construído um engenho de açúcar, e bem no alto do morro uma capela, um colégio e um cemitério, assim começando a nascer o município chamado de Macaé e que foi fundado oficialmente em 1813.
Ao longo dos séculos a região cresceu e se desenvolveu e muitos acontecimentos marcaram Macaé no contexto histórico do país. O famoso naturalista inglês Charles Darwin teve uma estada em uma fazenda local no ano de 1832, onde coletou diversas espécies de insetos e outros animais, que foram catalogados e depois serviram de base para a sua mais famosa e polêmica obra, o livro "A origem das espécies", que foi publicado no ano de 1859.

Em 1974 a Petrobras descobriu petróleo nas costas de Campos dos Goitacazes, e Macaé se transformou de um pacato município rural em uma cidade moderna e conhecida, atraindo profissionais de todo o Brasil e do exterior para atender a demanda de mão de obra especializada (ver: Macaé e a Petrobras).
Hoje Macaé é uma cidade muito bem desenvolvida, graças a instalação da bacia de Campos da Petrobrás na década de 70. Desde então a população da cidade triplicou, surgiram inúmeros empreendimentos comerciais e o turismo na região passou a se desenvolver paralelamente, com o surgimento de hotéis de alto padrão, grandes shoppings com lojas nacionais e franquias internacionais, restaurantes de alto nível, enfim, toda uma infraestrutra focada principalmente no turismo de negócios.

Turismo em Macaé

Carnaval em Macaé

Além de sua história milenar, do petróleo e do turismo de negócios, Macaé é uma cidade contemplada com um belíssimo litoral ornado com praias que oferecem aos visitantes inúmeras oportunidades de lazer e entretenimento, além de possuir outros pontos turísticos importantes como o Pico do Frade com mais de 1,4 mil metros de altura, onde orientados por guias experientes os turistas podem se aventurar em trilhas e escaladas.

Desde há alguns anos, a Prefeitura tem envidado esforços para organizar o carnaval, que é auto-intitulado "o melhor da regiao" (ver programação do carnaval 2011).

Praias mansas e praias de mar bravo, onde pode se escolher entre relaxar e tomar banho de mar tranquilamente, ou praticar e aprender esportes aquáticos como mergulho, windsurf, e muitos outros. A pesca também é uma opção de lazer muito procurada pelos turistas que chegam a Macaé.

As praias da Lagoa de Imboassica, Praia do Pecado, Praia dos Cavaleiros, Praia do Campista, Prainha do Farol são muito visitadas, contudo o point é a Praia dos Cavaleiros, onde estão localizados os mais elegantes restaurantes e também onde acontece diversas competições esportivas no consagrado FestVerão.

Outros sites sobre Macaé

»Site oficial. Mantido pela Prefeitura de Macaé.
»Serra Macaense. Informações culturais e ecológicas.