Rio de Janeiro

Teresópolis, Rio de Janeiro

«Guia Rio de Janeiro     «Guia Salvador     «Guia Fortaleza     «Guia Natal     «Guia João Pessoa     «Guia Recife
Pesquisa personalizada
«Estado do Rio     «Cultura
«Hoteis     «Restaurantes
«Grandes Eventos     «Turismo



mapa de Teresópolis

Teresópolis, informaçõe turísticas

«Rio de Janeiro.
«Turismo no Rio.
«Hoteis no Rio.

Distância do Rio de Janeiro: 90 km.
População aproximada: 164.000 habitantes (censo 2010).
Aniversário de fundação: 6 de julho (1891).
Acomodação: hoteis em Teresópolis.

Teresopolis
Foto: Wikipedia

Teresópolis é uma charmosa cidade da região serrana do Rio de Janeiro que se destaca por sua história centenária e pelas suas belezas naturais.

Apesar de ter sido elevada à categoria de município apenas em 1891, a região de Teresópolis (que antes era distrito do município de Magé) já era desde séculos anteriores local de passagem (de pessoas provenientes de Minas Gerais para o Rio), de cultivos agrícolas (a primeira grande fazenda foi criada a partir de um grande lote comprado por um português chamado George March) e de residência (desde há muito o clima saudável de Teresópolis atrai moradores).

A cidade recebeu o nome em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, que, ironicamente, havia sido deportada do Brasil dois anos antes, juntamente com seu esposo D. Pedro II.
D. Pedro já estava homenageado na vizinha Petrópolis; com a criação de Teresópolis, D. Pedro e D. Teresa serão eternamente ligados, também na geografia brasileira.

Turismo em Teresópolis

Apesar da proximidade, o turismo de Teresópolis se diferencia do de Petrópolis; enquanto em Petrópolis o foco é principalmente no Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico, em Teresópolis os atrativos são no turismo de aventura e no ecoturismo.

Em Teresópolis localizam-se dois grandes parques, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Parque Estadual dos Três Picos.
Muitas formações rochosas encontram-se nas cercanias da cidade, como o Dedo de Deus (um dos principais cartões postais da região, apesar de não ser o pico mais alto), a Agulha do Diabo, a Pedra do Sino, Nariz do Frade, Dedo de Nossa Senhora, Pedra do Elefante e a Mulher de Pedra. Teresópolis é conhecida como a capital nacional do montanhismo.

Com essa situação geográfica peculiar, com cascatas, montanhas, trilhas, picos e rios, Teresópolis torno-se destino preferido dos praticantes de esportes de aventura como rapel, alpinismo, caminhadas ecológicas (a mais famosa é a Travessia Petrópolis-Teresópolis) e excursionismo, oferecendo uma excelente infraestrutura para a prática dos esportes.
Todas essas formações e a natureza exuberante por todos os lados, junto com o clima ameno, fazem da cidade um destino turístico perfeito para pessoas de todas as idades e que buscam emoções diferentes, desde aqueles que querem sentir a adrenalina proporcionada pelas grandes aventuras, como também por aqueles que querem somente relaxar e desfrutar das belezas naturais que o lugar oferece.

Teresópolis tem muitos outros atrativos que chamam a atenção dos turistas, podemos destacar entre eles a sede da CBF - Confederação Brasileira de Futebol, Granja Comary, com um dos mais modernos centros de treinamento de todo o mundo e que é utilizado pela Seleção Brasileira de futebol para treinos e concentração dos atletas.
Outras atrações turísticas que merecem menção são o Castelo Montebello Medieval, Mirante do Soberbo, Mirante da Granja Guarani, o orquidário Aranda, o Palacete Granado, a Casa de Cultura Adolpho Bloch, Palácio Teresa Cristina, além de praças, museus e muitas outras belezas arquitetônicas.

A Cidade ainda realiza muitos eventos, como a Feirinha do Alto (uma das maiores feiras de artesanato do Brasil a céu aberto), a Copa Nacional de Futebol de Salão, eventos culturais e esportivos.

Para receber os turistas Teresópolis conta com uma excepcional estrutura hoteleira e gastronômica, com diversos restaurantes de culinária nacional e internacional, além de bares e baladas, que mpvimentam a noite de Teresópolis.

Em 2011, Teresópolis foi um dos municípios atingidos pela maior tragédia natural já ocorrida no Brasil: chuvas fortes causaram deslizamento de morros causando a morte de centenas de pessoas.
O trabalho de reconstrução foi célere, e Teresópolis está retornando à normalidade.

Outros sites sobre Teresópolis

»Site oficial. Mantido pela Prefeitura de Petrópolis.
»A Folha. Jornal online de Teresópolis.