João Pessoa, Paraíba

Tambaba - História

«Guia João Pessoa     «Guia Fortaleza     «Guia Natal     «Guia Noronha     «Guia Salvador     «Guia Recife
Pesquisa personalizada
«Turismo     «Paraíba     «Cultura
«Hoteis     «Restaurantes
«Praias     «Tambaba
«João Pessoa

História de Tambaba

«João Pessoa     «Paraíba     «Tambaba
«Praias da Paraíba     «Praias de João Pessoa

A História de Tambaba começou com um pequeno grupo de freqüentadores, que, nos idos de 1989, atraídos pela beleza da praia, resolveu banhar-se nu; convidaram amigos, que convidaram outros...
O grupo cresceu, e os banhos ao natural tornaram-se prática rotineira nos finais de semana. À medida que a notícia se espalhou, surgiram as reclamações, de pessoas da comunidade, de membros da igreja e até de alguns vereadores.

Em janeiro de 1990, toma posse o Prefeito Aluízio Vinagre Regis, que acalma os descontentes, estimula o movimento e incentiva a criação da AAPT - Associação dos Amigos da Praia de Tambaba, entidade que congregaria seus freqüentadores.

Nesse ano, começava a ganhar alguma notoriedade a Praia do Pinho, em Santa Catarina, a primeira praia naturista do Brasil. O Prefeito Aluisio resolveu conhecer o local em pessoa. Para alegria de toda a comunidade naturista, o Prefeito, voltou maravilhado e já no dia 25 de janeiro de 1991, editou o Decreto 276, oficializando o espaço compreendido entre a Pedra dos Despachos e o Rio Graú, como sendo área destinada à prática do Naturismo. Estava criada a Praia Naturista de Tambaba . Para divulgação a nível nacional, promoveu o II Encontro Brasileiro de Naturismo, realizado de 24 a 27 de outubro de 1991, onde reuniu grande número de pessoas adeptas a essa prática, fato que lhe rendeu uma reportagem de 7 minutos no programa Fantástico da Rede Globo.

Com o final do mandato de seu criador, em 1994, Tambaba, mesmo precariamente, continuou. Porém, as dificuldades foram enormes. Os Prefeitos sucessores pouco ou quase nada trabalharam pela manutenção daquele paraíso. Não fosse a união de um grupo de abnegados naturistas, que avocou para si a responsabilidade pela conservação e manutenção de um dos patrimônios turísticos mais importantes da Paraíba, dificilmente Tambaba continuaria.

Aconteceu, porém um fato que começou a mudar esse quadro - a oficialização da SONATA - Sociedade Naturista de Tambaba, sucedânea de entidades como AAPT, NAT, etc., que abriu um canal de comunicação em toda a Paraíba e Estados vizinhos, com forte ressonância também no Município; ainda assim, permanecia uma situação de ambigüidade difícil de ser aceita. Enquanto o fluxo turístico triplicava, aumentado pela visita de muitos estrangeiros, o poder público se mantinha inerte, sem querer ouvir os reclamos daquela Sociedade.

E desta forma continuou, até a segunda metade do governo do Prefeito Temístocles de Almeida Ribeiro, que coincide com a eleição da chapa encabeçada pelo naturista José C. Damasceno Filho, ocorrida em 27 de abril de 2003. Essa Diretoria defendia a tese de que era imperiosa uma imediata aproximação entre a SONATA e a Prefeitura de Conde. Para isso, o Presidente promoveu diversas reuniões com o Prefeito e com a Câmara de Vereadores objetivando um acordo que pudesse retirar Tambaba do marasmo em que se encontrava. Vencidas todas as resistências, o resultado não demorou. Em menos de 2 (dois) anos foram executados diversos projetos, inclusive com aprovação de Leis Municipais; porém, o maior deles, certamente, é a parceria definitivamente consolidada entre Sonata e Prefeitura, que está mudando a história da Praia de Tambaba.

Congresso Internacional de Naturismo

Tambaba foi escolhida pela Federação Internacional de Naturismo para ser sede do XXXI Congresso Internacional de Naturismo, que ocorreu entre 10 e 13 de setembro de 2008.
Foi a primeira vez, em 31 anos, que o evento ocorreu em uma cidade do Hemisfério Sul. Tambaba venceu uma disputa com a italiana Calábria, por uma contagem de 137 votos a 99.
Em nota publicada no dia 30 de outubro de 2008, a Federação Internacional de Naturismo considerou o evento um sucesso.