Mapa de Minas Gerais

Mapa de Minas Gerais

«Viagem de Férias
«Blog do Viagem de Férias
«Mapas do Brasil

Mapa de Minas Gerais.

mapa de Minas Gerais
Mapa de Minas Gerais

Veja também:
Informações sobre Minas Gerais; Turismo em Minas Gerais; Hotéis em Minas Gerais.

Minas Gerais tem uma área de 586.528 km2, o que o torna o quarto maior Estado do Brasil.
Minas faz divisas com seis Estados (São Paulo ao sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo ao leste, Bahia ao norte, Goiás e Mato Grosso do Sul a oeste) e mais uma pequena divisa com o Distrito Federal; Minas não tem contato com o mar.
Minas Gerais é o Estado brasileiro com o maior número de municípios: 853. O maior e mais populoso município é a capital, Belo Horizonte, com aproximadamente 2,5 milhão de habitantes; a região metropolitana de Belo Horizonte abrange 34 municípios e, com quase quatro milhões de habitantes, é a terceira maior do país.
Além da capital, as maiores cidades do Estado são: Uberlândia, no Triângulo Mineiro; Contagem, na região metropolitana; Juiz de Fora, próxima à divisa com o Rio de Janeiro; Poços de Caldas, próxima a São Paulo; Governador Valadares, às margens do Rio Doce.

Belo Horizonte é uma cidade jovem, fundada em 1897.
Tal qual Brasília, mas muito antes dela, Belo Horizonte teve a construção planejada. O projeto foi coordenado pelo engenheiro Aarão Reis, e previa a construção de uma grade de ruas particulares, com largas avenidas diagonais, quadras de dimensões regulares, pontos de observação privilegiada (belvederes), e uma grande avenida em torno do perímetro (avenida do Contorno); o plano previa também abundância de área verde, com praças espalhadas por toda a cidade e um grande parque na área central.
O planejamento foi atropelado pelo progresso; previa-se que a cidade teria 100 mil habitantes em 1997, mas a cifra real foi próxima de dois milhões.
Mas esse mesmo progresso trouxe a Belo Horizone uma excelente infra-estrutura de hotéis, serviços e atrações culturais, o que tornou a cidade o maior pólo turístico do Estado; a capital recebe grande número de eventos de negócios (a maioria realizada no mais moderno Centro de Convenções do país, o Expominas Minascentro), bem como serve de ponto de entrada para as chamadas cidades históricas mineiras.

As cidades históricas são aquelas onde a História de Minas começou.
O mapa mostra que existem no Estado diversas serras, como a da Mantiqueira, da Canastra, do Espinhaço e dos Aimorés; foi na área que fica aninhada entre essas serras que se descobriu ouro, no final do século 17 e início do século 18.
O ouro fez florescer diversas cidades. A primeira capital foi chamada Vila Rica, que é hoje Ouro Preto (Belo Horizonte foi planejada e construída para suceder Ouro Preto). Outras cidades daquela época que mantiveram muito de sua riqueza histórica são Mariana, Caeté, São João del-Rei, Sabará, Tiradentes e Diamantina.
Todas essas cidades presevaram igrejas, prédios e monumentos históricos; viajar por elas faz recordar a época da abundância do ouro, de Aleijadinho, das cortes portuguesas, da Inconfidência mineira. E o modo de vida, o chamado jeitinho mineiro, também se faz presente; em Minas, não houve grande afluxo de imigrantes europeus, e por isso a cultura é marcantemente de herança portuguesa.

Uma maneira de se conhecer as principais cidades históricas é percorrer a chamada Estrada Real.
Esse caminho ligava as minas de ouro até o porto de Parati, no litoral sul do Rio de Janeiro, de onde o metal era exportado para Portugal. O rei português determinou, como forma de diminuir desvios e contrabandos, que todo o ouro extraído percorresse exclusivamente esse caminho.
Recentemente, a estrada e seus pontos marcantes foram reconstituídos, proporcionando a turistas uma forma rápida e cômoda de se conhecer as principais cidades históricas de Minas.



Volta ao topo

free invisible hit counter