Mapa de Pernambuco

Mapa de Pernambuco

«Viagem de Férias
«Blog do Viagem de Férias
«Mapas do Brasil

Mapa de Pernambuco.

mapa de Pernambuco
Mapa de Pernambuco

Veja também:
Informações sobre Pernambuco; Turismo em Pernambuco; Hotéis em Pernambuco.

O Estado de Pernambuco tem um formato aproximadamente retangular, com uma altura de pouco mais de 100 km de norte a sul e uma largura de aproximadamente 700 km de leste a oeste. Pernambuco faz divisa com Alagoas e Bahia ao sul, Piauí ao oeste, Ceará e Paraíba ao Norte.
A capital e principal cidade é Recife, situada à beira do Atlântico. Outras cidades importantes são Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Paulista (todas situadas na região metropolitana, todas cidades históricas), Caruaru e Petrolina.

Essa região da costa de Pernambuco foi das primeiras a ser colonizada no Brasil. Duarte Coelho Pereira, donatário da capitania de Pernambuco, estabeleceu-se primeiro na região onde hoje se localiza Igaraçu, e daí moveu-se ao sul em direção a Olinda; Duarte Coelho gostou da vista (ficou célebre a expressão "Oh, Linda Vista para se construir uma cidade") e do relevo de colinas de Olinda, que lembrava Lisboa e facilitava a defesa contra invasores.
E os invasores de fato vieram. Os holandeses tomaram Olinda e Recife e ali permaneceram de 1630 a 1654, quando foram expulsos. Desde essa época, os pernambucanos habituaram-se a embates em defesa de valores libertários; no Estado eclodiram diversas rebeliões, como a guerra dos mascates, a revolução praieira, a Confederação do Equador. A instalação da Faculdade de Direito, a primeira do Brasil, contribuiu para a formação política dos recifenses e olindenses.

Todo esse passado deixou em Pernambuco um legado histórico sem paralelo no Brasil. As misturas de culturas portuguesa, holandesa, negra e índia se nota no dia a dia de Recife e Pernambuco.
Poucas cidades apresentam tantos monumentos históricos: fortes, palácios e museus estão espalhados por toda a cidade. Poucas cidades têm tanta diversidade cultural: ritmos de música e dança diversos como frevo, ciranda, côco-de-roda, maracatu, etc. são encontrados por toda parte, e se misturam todos no carnaval.

Pernambuco conta com praias belíssimas, incluindo A mais bela de todas (segundo diversas publicações especializadas): Porto de Galinhas. Na capital, a praia de Boa Viagem é considerada uma das mais belas e estruturadas praias urbanas do país: com diversos hotéis e restaurantes próximoms à praia e diversas barraquinhas no calçadão, a orla de Boa Viagem é um local atrativo a qualquer hora.

Rumando-se em direção ao interior, nota-se em Pernambuco uma nítida divisão entre três regiões do Nordeste: a Zona da Mata, faixa próxima ao litoral; a zona do Agreste, de transição; e o sertão, zona semi-árida no extremo oeste.
A maior cidade do Agreste é Caruaru, conhecida entre outras atrações pela banda de pífanos e pela feira de tecidos. Caruaru dista aproximadamente 120 km de Recife, e a pista que liga as cidades foi duplicada recentemente, o que torna a viagem rápida e segura.
No extremo sul do Estado, encontra-se uma região serrana, prolongamento da Chapada Diamantina, que vem da Bahia. Nessa região, por causa da altitude, encontra-se uma região de clima moderado, que contrasta com as altas temperaturas ao seu redor; destacam-se aqui as cidades de Gravatá e Garanhuns, essa famosa pelo Festival de Inverno.

No extremo oeste, encontra-se o sertão. Embora a região enfrente dificuldades econômicas por conta do clima árido e do terreno seco (a principal atividade econômica do sertão sempre foi a criação extensiva de gado, em cidades como Salgueiro, Cabrobó e Serra Talhada), recentemente desenvolveu-se na região de Petrolina um núcleo de agricultura irrigada (focado em frutas tropicais para exportação, estas ocorrendo diretamente do aeroporto de Petrolina), que por sua vez gerou sub-atividades como as vinícolas.



Volta ao topo

free invisible hit counter