Recife

Afogados da Ingazeira, Pernambuco



População: 34.618 habitantes
Área: 378 km2
Distância do Recife: 379 km
Acessos: PE-292, PE-275, PE-280, BR-110, BR-232.. Visite mapas de Recife e Pernambuco.

História
A cidade de Afogados da Ingazeira teve origem em uma antiga fazenda de criação pertencente a Manuel Francisco da Silva. O desenvolvimento da cidade data de 1870, época em que a edificação de casas cresceu.
A origem do nome explica-se com a seguinte história: em tempos distantes, um casal de viajantes tentando atravessar o rio Pajeú, em época de enchente, foi levado pela correnteza e desapareceu. Somente dias depois os cadáveres foram encontrados. Afogados da Ingazeira Como o município era distrito da cidade de Ingazeira e já existia uma comunidade, no Recife, chamada "Afogados", terminou incorporando o nome de Ingazeira ao seu nome. Daí o nome Afogados da Ingazeira. A cidade de Ingazeira ainda existe, mas, com menos de 5.000 habitantes, é bem menor do que Afogados da Ingazeira.
O município foi desmembrado da cidade de Ingazeira pela Lei Provincial nº 295, em 05 de maio de 1852. Mais tarde, em 1909, foi elevado à categoria de cidade.
Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Carapuça e Queimada Grande.
Anualmente, no dia 1º de julho Afogados da Ingazeira comemora a sua emancipação política.

Economia
Economia de Afogados da Ingazeira Acompanhando o desenvolvimento da região do Pajeú-Moxotó, o município também tem sustentação na agropecuária, com a bovinocultura e a caprinocultura (foto). A agricultura é diversificada, com o cultivo de milho, mandioca e frutas.
O artesanato movimenta grande parte da população com a confecção de bonecas de pano. O produto é distribuído para todo o Estado e já é uma marca forte da cultura pernambucana.
Afogados da Ingazeira está localizada na Região de Desenvolvimento do Pajeú, no Sertão Pernambucano. Com uma área de 8.689 km², a região abrange cerca de 9% do território estadual e é composta por 17 municípios: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Mirandiba, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão, Tabira, Triunfo e Tuparetama.

Turismo
turismo em  Afogados da Ingazeira Afogados da Ingazeira oferece belezas naturais e um artesanato que surpreende seus visitantes, com destaque para as tradicionais bonecas de pano (foto), de várias formas e tamanhos.
Um dos principais pontos turísticos da cidade é a Serra do Giz, em cujas encostas, encontram-se dezenas de desenhos rupestres. Uma verdadeira área para estudo, pesquisa e contemplação.
No mês de junho, durante os festejos de São João, a cidade se enche de barraquinhas pelas ruas, quando também é comemorada a emancipação do município. Nessa mesma época acontece o Festival Regional da Sanfona, uma das maiores festas de Afogados.

Fonte das informações: IBGE e Governo do Estado de Pernambuco
Crédito da fotos: Governo do Estado de Pernambuco.

Outros sites:
Afogados da Ingazeira. Site oficial, mantido pela Prefeitura do município.

Leia mais sobre outras Cidades de Pernambuco