Recife

Serra Talhada, Pernambuco





População: 70.912 habitantes
Área: 2.980 km2
Distância do Recife: 412 km
Acessos: BR-232 (a estrada está duplicada até Caruaru). Visite mapas de Recife e Pernambuco.

História
O povoamento de Serra Talhada teve início com vaqueiros e mais tarde foi intensificado com a chegada de colonos de origem portuguesa que se mesclaram com aborígenes.
O município de Serra Talhada, inicialmente chamado Vila Bela, era uma fazenda de criação pertencente ao português Agostinho Nunes de Magalhães. O nome da cidade tem origem na denominação da propriedade, chamada Pedra Talhada.
A explicação, deve-se ao fato de que perto do local havia uma montanha cortada a prumo. Na região, Magalhães ergueu, com o auxílio do povo, uma igreja sob a invocação de Nossa Senhora da Penha. A partir daí a cidade começou a estruturar-se, ajudada pela posição estratégica, no cruzamento das estradas de acesso à Paraíba e Ceará.
Serra Talhada O município foi criado pela primeira Lei provincial nº 280 de 06 de maio de 1851.
Administrativamente, a cidade é formada pelos distritos sede, Bernardo Vieira, Pajeú, Tauapiranga, Caiçarinha da Penha e Luanda e pelos povoados de Santa Rita e Varginha.
Anualmente, no dia 06 de maio Serra Talhada comemora a sua emancipação política.

Economia
Serra Talhada está localizada no Sertão do Pajeu/Moxotó e tem como atividade econômica predominante a agropecuária, com potencialidade de desenvolvimento para a caprinocultura, e o comércio.
O município também abriga plantações de algodão, que devido ao sucesso da safra em 2000, volta a ser reconhecido como ouro branco, uma definição dada na época áurea do plantio nas décadas 50 e 70.
A economia da região é bastante diversificada, podendo-se encontrar atividades pastoris, bovinocultura, caprinocultura, lavouras de subsistência, algodão, cana-de-açúcar e fruticultura. A atividade comercial se destaca em alguns municípios por apresentar uma participação intersetorial maior que os outros setores: indústria, serviços e agropecuária.
Serra Talhada está localizada na Região de Desenvolvimento do Pajeú, no Sertão Pernambucano. Com uma área de 8.689 km², a região abrange cerca de 9% do território estadual e é composta por 17 municípios: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Mirandiba, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão, Tabira, Triunfo e Tuparetama.

Turismo
Serra Talhada é a terra do famoso Virgulino Ferreira, o Lampião. É lá que estão guardados vários pertences do rei do cangaço. As armas da época que lampião usava, roupas de couro, restos da casa em que Lampião viveu com Maria Bonita, entre outras peças que estão expostas no museu.
Até o xaxado, dança preferida do bando de Lampião, é homenageado na cidade, com a praça do Xaxódromo. O cangaceiro tem sempre um mês inteiro dedicado a ele, o Tributo ao Rei do Cangaço, quando os turistas são convidados a participar de caminhadas pelas trilhas por onde Lampião passou. Quem estiver disposto a fazer o caminho do cangaceiro, no entanto deve vestir roupas leves, pois o clima em Serra Talhada é bastante quente, chegando a 37º C.

Fonte das informações: IBGE e Governo do Estado de Pernambuco
Crédito da fotos: Governo do Estado de Pernambuco.

Outros sites:
Serra Talhada. Cobertura das festas e eventos de Serra Talhada.

Leia mais sobre outras Cidades de Pernambuco