Recife

Restaurante Bargaço



Bargaço - Pescados e Frutos do Mar no Recife

«Restaurantes em Recife.
«Melhores Restaurantes em Recife.
«Restaurantes de Pescados e Frutos do Mar.

Localização

Site: Restaurante Bargaço.
Avenida Antonio de Góes, 62 - Pina.

ViagemdeFerias.com considera o Bargaço não apenas o melhor restaurante de pescados e frutos do mar, mas também um dos melhores restaurantes de todas as categorias no Recife; essa opinião é corroborada por outros avaliadores (ver melhores restaurantes de Recife).

Por vários anos, o Bargaço Recife ocupou um casarão na avenida Boa Viagem (muitas referências na internet ainda apontam para o endereço antigo).

Atualmente, o Bargaço ocupa um espaço com uma vista do rio Capibaribe, próximo à ponte que liga Boa Viagem ao centro da cidade.
O Bargaço tem dois ambientes: um interno, com ar condicionado (e um pequeno bar, onde clientes aguardam vaga quando o restaurante está lotado); outro externo, com vista para a rua e o Capibaribe, onde o fumo é tolerado.

Hoteis nas proximidades: a menos de 1 km, encontra-se o Recife Praia Hotel; num raio de 2 km, encontram-se o Best Western Manibu, o Recife Cult Hotel, o Hotel da Praia, o Uzi Mar.
Note que a ida Boa Viagem ao Bargaço é muito mais curta que a volta, pois como a avenida é de mão única, o retorno requer um percurso por toda a ponte.

Visita do Viagem de Férias ao Bargaço

Viagem de Férias frequenta o Bargaço Recife há mais de dez anos.

Resenhas do Bargaço

»Premiações do Bargaço.

»Do Jornal do Comércio:
"De longe, a moqueca de camarão e o peixe recheado são os pratos mais pedidos no Bargaço. Pudera. Bem servidos e com um tempero todo especial - como a farofa rica (muito rica) que recheia o peixe com ovos, azeitona e camarões ou o pirão feito no próprio molho - os pratos são de guardar na memória gustativa. Se estiver em dúvida entre que peixe escolher, uma das dicas é o robalo. Peixe sazonal, nem sempre está disponível na carta, mas os garçons sempre terão uma boa dica para substitui-lo. Aproveite e peça a bandeja de frutas da estação, para fazer aquela caipirosca."
»Do Gastronomando: "Os pratos principais mais famosos do Bargaço são as moquecas e os ensopados. Pedimos um de cada de camarão. A moqueca, feita com azeite de dendê, tinha um molho bastante saboroso, acentuado pelos temperos. O ensopado, feito com leite de côco, tinha um sabor suave e quase adocicado. Ambos deliciosos."

»Da Revista Veja:
"Sempre frescos, os 2 500 quilos de pescado consumidos por mês são trazidos, em sua maioria, da costa pernambucana e cearense. De Belém, vêm o camarão e a pescada-amarela. Toda essa matéria-prima compõe principalmente as moquecas, que ano após ano mantêm a fama do restaurante. Fumegantes, elas são levadas à mesa em panela de barro e satisfazem duas pessoas. A de siri-mole recebe a companhia de pirão, arroz e farofa de dendê (R$ 66,00). Salteado no azeite, o camarão à flor do pina vem gratinado com catupiry e coco."

Mais dicas e informações sobre o Bargaço

O Bargaço é um restaurante com História.
O proprietário, Leonel Evaristo da Rocha, era natural de Limoeiro, Agreste de Pernambuco.
Filho de trabalhadores rurais, Rocha saiu de casa aos 9 anos, com destino ao Recife. Para se sustentar, foi feirante, jornaleiro, borracheiro e balconista antes de começar a trabalhar em restaurantes, no fim da adolescência. Aprendeu a ler aos 17 anos, ensinado pelo dono do estabelecimento em que trabalhava, na capital pernambucana.
Mudou-se para Salvador. Quando o restaurante em que trabalhava fechou, por falta de clientes, Rocha arranjou um empréstimo e abriu o seu próprio, que deveria chamar-se "Bar do Garçom"; por erro do pintor, a placa que indicaria o local foi pintada como Bargaço.
Para não ter que trocar a placa, Rocha manteve o nome. Graças à qualidade de sua cozinha, 0 Bargaço cresceu, abriu diversas filiais (incluindo Recife, João Pessoa, Brasília).
Em 2008, Rocha foi morto em Brasília; em respeito a ele, que sempre priorizou a satisfação dos clientes, os restaurantes Bargaço funcionaram normalmente.