Rio de Janeiro

Carnaval no Rio - blocos de rua e bailes

«Guia Rio de Janeiro     «Guia Salvador     «Guia Fortaleza     «Guia Natal     «Guia João Pessoa     «Guia Recife
Reserva de Hoteis no Rio de Janeiro
«Estado do Rio     «Cultura
«Hoteis     «Restaurantes
«Grandes Eventos     «Turismo
CityDiscovery

Carnaval no Rio

«Rio de Janeiro.
«Eventos no Rio.

O Carnaval é o maior evento do Rio.
O Carnaval atrai milhares de visitantes; em 2010, foram 700.000 turistas, tanto brasileiros de outros Estados como estrangeiros de todas as partes do mundo (as festas de Ano Novo em Copacabana são vistas por mais de 2 milhões de pessoas, mas esse número inclui um imenso contingente de cariocas).

Diversos sites em língua inglesa referem-se ao Desfile das Escolas de Samba, evento maior do Carnaval do Rio, como "the greatest show on Earth", ou o maior espetáculo da Terra.

Leia mais sobre o Carnaval no Sambódromo do Rio.

sambodromo, carnaval no Rio

Importante: reserve com antecedência seu hotel no Rio para o Carnaval (muitos foliões, tão logo acabam o carnaval, já fazem a reserva para o ano seguinte); em 2010, os hoteis ficaram lotados.

Veja sugestões de hoteis em Copacabana, hoteis em Ipanema e hoteis no Centro.

O carnaval é popular no Rio por conta de raízes históricas. Os festejos do Entrudo foram introduzidos na cidade pela Corte Portuguesa; com a Independência, os brasileiros, até como maneira de firmar a identidade nacional, passaram a promover cada vez mais o entrosamento entre as classes superiores e as populares, e nesse sentido o carnaval foi ganhando espaço.

E hoje, ele ocupa praticamente todo o espaço do Rio: os festejos ocorrem nas ruas, em salões e no sambódromo.

Carnaval de Rua

O carnaval de rua, legítimo herdeiro do Entrudo, manifesta-se principalmente na forma de blocos; muitos dos blocos nasceram espontaneamente de grupos de amigos que improvisaram instrumental e resolveram cair na rua.

A principal rua de desfile dos blocos é a Avenida Rio Branco, no Centro; ali desfilam alguns blocos tradicionais, com décadas de existência, como Flor do Estácio, Vassourinhas, Gaviões do Mar. O vídeo ao lado mostra o Bloco Cordão do Boi Tolo, na Rio Branco, em 2009.

Os blocos, entretanto, espalham-se por todos os bairros, desde os mais periféricos até os mais elegantes, como Copacabana e Ipanema.

Em 2010, 460 blocos se inscreveram junto à Prefeitura para desfilar pelas ruas do Rio, sendo 214 nos bairros da Zona Sul; ver programação dos blocos de carnaval do Rio em 2010.
A participação nos blocos é gratuita e não requer nem ensaio nem pré-inscrição; basta comparecer e entrar na festa.

Carnaval de Salão

Muito conhecidos também são os festejos de salão, que ocorrem em clubes, hoteis e outros recintos fechados.

O baile de salão foi a forma que parte da antiga elite encontrou para não se misturar com a multidão; hoje, entretanto, a única restrição é econômica: paga-se uma entrada para ter acesso aos salões.

Os bailes mais famosos são os que ocorrem na Casa de Shows Scala, como o Baile do Vermelho e Preto (sexta-feira) e o mais disputado de todos, o Gala Gay (terça-feira). Até 2008, o desfile de fantasias do Hotel Glória era ponto alto do carnaval de salão; desde 2009, ele não tem sido realizado.

Como acontece com o carnaval de rua, por toda a cidade são organizados bailes de salão. Associações de classe, clubes de bairro, grandes hoteis (como o Copacabana Palace), as maiores escolas, todos fazem seus bailes. Todos os grandes clubes, como o Flamengo, o Botafogo, o América costumam organizar sessões infantis.

Carnaval no Sambódromo

O sambódromo é palco do desfile das escolas de samba.
Ver carnaval no sambódromo do Rio.