Rio de Janeiro

Restaurantes Japoneses no Rio de Janeiro

«Guia Rio de Janeiro     «Guia Salvador     «Guia Fortaleza     «Guia Natal     «Guia João Pessoa     «Guia Recife
Reserva de Hoteis no Rio de Janeiro
«Estado do Rio     «Cultura
«Hoteis     «Restaurantes
«Grandes Eventos     «Turismo

Sushi e sashimi: comida japonesa no Rio

«Rio de Janeiro.
«Restaurantes no Rio.

Como toda cidade cosmopolita, o Rio conta com grande quantidade e variedade de restaurantes de comida japonesa.

Os estabelecimentos do Rio apresentam nível de qualidade médio ainda mais alto que a já característica alta qualidade dos restaurantes japoneses; vários dos locais mais caros do Rio são de culinária japonesa (como o Sushi Leblon, o Yumê e o Nao).
Vários bons restaurantes não têm site.

»TenKai.
Rua Prudente de Morais, 1810 - Ipanema.

restaurante japonês: Tenkai

Esse é um dos dois restaurantes japoneses que receberam uma estrela do Guia Quatro Rodas.
Diz o Quatro Rodas: "O cliente escolhe se quer ficar perto do sushibar ou da grelha das robatas; em ambos os ambientes, as paredes tem desenhos orientais em relevo e luminárias vindas do Museu Noguchi, de Nova York. No cardápio, vá direto aos sushis e sashimis enriquecidos com iguarias como minipolvo, ovas de ouriço, enguia e cavalinha japonesa".
O projeto arquitetônico do restaurante atrai tanta atenção quanto os pratos; do site do Tenkai:
"Destinado a revigorar a imagem e dar maior visibilidade ao restaurante Tenkai de comida japonesa, o projeto foi formulado dentro de um conceito que acentuasse o convívio de uma arquitetura contemporânea com elementos da cultura tradicional japonesa.
Devido à exiguidade do terreno e à complexidade do programa, o projeto foi desenvolvido em três níveis, mantendo sempre o fluxograma da operação comercial, assim como uma distribuição de interesses entre os pavimentos de uso público, de modo a não existirem zonas mortas dentro do estabelecimento comercial".

»Shin Miura (o restaurante não tem site próprio! - telefone 2262-3043)
Avenida Rio Branco, 156 - Centro.
Preços módicos em um dos melhores restaurantes japoneses do Rio.
A Veja escreveu em 2008: "No ano passado, o endereço comandado pelo chef Nao Hara foi eleito o melhor restaurante japonês da cidade. Localizado no Edifício Avenida Central, entre lojas de produtos de informática, o chef divide seu cardápio entre o tradicional e o contemporâneo. Na primeira lista encontra-se o obentô, espécie de marmita japonesa que reúne sashimi de atum, arroz japonês, filé-mignon à milanesa e missoshiro. A moderna cozinha japonesa se manifesta com o esqueminha, cardápio com vinte sugestões de pratos em que acontece a fusão de ingredientes orientais com práticas culinárias ocidentais e vice-versa. Entre as novidades, camarão crocante com purê de abóbora e especiarias e lagosta em crosta de parmesão com sauté de cogumelos."
O Guia Quatro Rodas elegeu o Shin Miura como um dos dois restaurantes japoneses do Rio a merecer uma estrela: "São dois restaurantes em um. O primeiro é o das clássicas receitas japonesas, com combinados e rodízio de sushis às segundas e terças-feiras. O outro (e melhor) é o da premiada e criativa seção chamada esqueminha, a degustação proposta pelo chef Nao Hara. Em sua fórmula, ele serve de um a seis pratos que pendem para a cozinha contemporânea, como o rolinho de robalo ao forno com camarão, damasco e massago ao creme de maracujá".
Esse chamado "esqueminha" tem nome em japonês: omakase; omakases são mais comuns nos restaurantes de São Paulo - ver, por exemplo, essa resenha de um omakase no Kinoshita.

»Nao. Sem site. Telefone: 3220-2005.
Estrada da Gávea, 899 - São Conrado Fashion Mall - São Conrado.
Outro restaurante de Nao Hara, sushiman do Shin Miura.
A qualidade é a mesma (incluindo o omakase), as instalações são mais luxuosas, os preços são mais altos.

»Sushi Leblon.
Rua Dias Ferreira, 256 - Leblon.
Do site: "Primeiro restaurante japonês do Leblon no Rio de Janeiro, o Sushi Leblon faz da inovação sua marca registrada, sempre pesquisando novos pratos e inspirando-se em gastronomias do mundo inteiro. Ambiente descontraído e aconchegante, frequentado por um público moderno que busca sofisticação, ousadia e, acima de tudo, qualidade".
Da Veja: "Discípulo do premiado sushiman paulista Jun Sakamoto, o cearense Francivaldo Chagas, o França, está há dezesseis anos manejando sua faca no Sushi Leblon. Cabe a ele aperfeiçoar os colegas mais novos de bancada. Ao todo são oito sushimen, todos nordestinos, que se revezam no balcão da casa eleita por VEJA RIO como a melhor de culinária japonesa da cidade".

»Yumê.
Rua Pacheco Leão, 758 - Jardim Botânico.
Do site do restaurante: "Yumê é o mais charmoso restaurante japonês do Jardim Botânico. E o nome, que significa sonho, não poderia ser mais apropriado, pois no Yumê é possível jantar à luz de velas, sobre uma piscina de carpas, e ainda contemplar as estrelas pelo teto de vidro.
O cardápio costuma atender aos mais exigentes paladares. As iguarias orientais, principalmente a culinária japonesa, com um dos melhores sushis e sashimis da cidade, chegam constantemente do sushi bar para completar o cenário nas mesas, aguçando o apetite e o romantismo do lugar. A cozinha quente, por sua vez, traz pratos exóticos e novidades permanentemente renovadas."
Em 2009, durante uma de suas visitas ao Brasil, Madonna visitou o Yumê; "durante o jantar a luz de velas, a postar fez questão de provar a especialidade da casa: o Sakura Mango Sushi, que é um nori (folha de alga) de manga com ova de salmão; ela gostou tanto do prato, que é colorido e que, por conta da manga, tem um sabor adocicado, que repetiu algumas vezes, afirmou a assessoria; Madonna, que é vegetariana, também pediu lula recheada com shitake e mussarela de búfala".
A cantora estava acompanhada do namorado e de "sua equipe", cujo tamanho não foi divulgado; a conta foi de R$ 3.454.

sushi e sashimi no Rio de Janeiro
Foto: Benkei

»Benkei.
Sete restaurantes, comandados por Marina Tasakhi (foto).

»Nik Sushi.
Rua Garcia D'Avila, 83 - Ipanema.

»Manekineko.
Cadeia de restaurantes com cinco casas espalhadas pela cidade: Barra, Leblon, Humaitá, Itanhangá e Tijuca (ver endereços).

»Mitsuba.
Rua São Francisco Xavier, 170 - Tijuca.

»Honjin.
Rua São João Batista, 65 - Botafogo.

»Catálogo de restaurantes japoneses no Rio de Janeiro.