Rio de Janeiro

Linhas de ônibus no Rio de Janeiro

«Guia Rio de Janeiro     «Guia Salvador     «Guia Fortaleza     «Guia Natal     «Guia João Pessoa     «Guia Recife
Reserva de Hoteis no Rio de Janeiro
«Estado do Rio     «Cultura
«Hoteis     «Restaurantes
«Grandes Eventos     «Turismo

Ônibus - linhas, bairros

«Rio de Janeiro.
«Turismo no Rio.
«Hoteis no Rio.

A tabela abaixo mostra os percursos (pontos de saída e chegada) e os respectivos números das linhas de ônibus urbanos do Rio de Janeiro.

Os cariocas costumam referir-se às linhas pelos números; ao pedir informações, os turistas serão orientados a tomar ônibus pelos respectivos números.

Por exemplo, de Copacabana para Ipanema, pode-se tomar as linhas 570 e 572 (na volta, as linhas tornam-se 571 e 573; de Copacabana para o Centro, as linhas são 123, 125 e 132 (e a volta é pelas linhas 121, 123, 125).

Para saber o itinerário de cada linha, visite o site Rio Ônibus, seção Guia de Itinerários.

Uma linha de grande interesse para os turistas é a linha de ônibus executivos operado pela Viação Real, popularmente conhecido como Frescão.

onibus Frescao

A Real denomina esses ônibus executivos de Linha Premium. Existem diversas Linhas Premium; a mais ampla delas conecta o aeroporto Tom Jobim (o antigo Galeão) à zona sul do Rio.
Esse ônibus vai do terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, e segue pela Avenida das Américas, próximo a vários hoteis da Barra, Leblon, hoteis de Ipanema, hoteis de Copacabana, Botafogo, aterro do Flamengo, aeroporto Santos Dumont (próximo aos hoteis do Centro), rodoviária Novo Rio e daí para o Tom Jobim.
O Frescão circula das 5:30 da manhã até as 11 da noite, com intervalos de meia hora.
A passagem até o final da Zona Sul custa aproximadamente R$ 8 (preço de maio de 2010), o que é muito mais barato que o preço de uma corrida de táxi; a passagem entre os aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont custa aproximadamente R$ 5.

Linhas de ônibus do Rio

Veja também: mapa do metrô do Rio.