Fortaleza, Ceará

Crato, Ceará




Crato

«Fortaleza       «Ceará       «Municípios do Ceará

Crato, Ceará
Grupo folclórico, Crato

População: 111,8 mil habitantes (ano 2000).
A cidade do Crato está localizada no extremo sul do Estado do Ceará, a pouco mais de 500 km de distância de Fortaleza, na divisa com o Estado de Pernambuco. Juntamente com a vizinha cidade de Juazeiro do Norte, constitui-se numa das principais cidades do Vale do Cariri.
Juazeiro surgiu a partir do desmembramento do Crato, e muito graças à gestão do Padre Cícero, teve crescimento econômico mais acelerado ao longo do século 20 e hoje tem economia mais pujante que a do Crato.
Acesso por meio da BR-116, passando pelas CE-371, CE-269, CE-385 e BR-222. Pode-se também chegar de avião, via aeroporto de Juazeiro.

O Crato é uma das cidades com maior riqueza cultural do Ceará. Hoje os visitantes presenciam manifestações artísticas preservadas desde os tempos dos índios Kariris. Pastoris, violeiros, bandas cabaçais, grupos de pífanos, além de mestres populares em cordel e xilogravuras, são exemplos da cultura presente no Crato. O município tem se destacado na região por sediar importantes eventos de negócios e de entretenimento, como por exemplo a Expocrato, maior feira de agropecuária do Nordeste.

A riqueza cultural de reflete também em uma abundância de museus.
O Museu de Fósseis reúne alguns itens encontrados na Chapada do Araripe (sobre o tema, veja mais informações nessa página sobre fósseis do Cariri e na página sobre Santana do Cariri). O Crato oferece também, como pontos turísticos, o Museu Histórico e de Arte, a Universidade Popular da Arte, o Seminário Diocesano São José e o Sítio Histórico do Caldeirão, que conta a saga do Beato José Lourenço e a história da Comunidade do Caldeirão. Também vale uma visita a Igreja de São Francisco, com uma majestosa torre contendo seis relógios em funcionamento.

Passeio obrigatório para apreciar as belezas da Floresta Nacional do Araripe, um dos últimos espaços preservados da Mata Atlântica. Com fauna rica em animais silvestres, e mais de 60 espécies vegetais, são três os caminhos que o visitante pode escolher: a Trilha das Corujas, que leva ao mirante da Pedra das Corujas, a Trilha do Belmonte, com acesso a uma cachoeira onde funcionou uma hidrelétrica e a Trilha do Picoto. O relevo do Crato é propício para a prática de esportes radicais (nesse aspecto, entretanto, nenhuma cidade do Ceará e poucas no Brasil supera Quixadá). As fontes de água mineral utilizadas para fins terapêuticos são outro ponto a ser destacado.

Mais informações:
»Crato. Site oficial, mantido pela Prefeitura do Crato.
»URCA - Universidade Regional do Cariri. Campi em diversas cidades do Cariri, reitoria no Crato.

Fonte das informações e crédito das fotos: Secretaria de Turismo do Ceará.