Recife

Metrô do Recife





Mapa, estações e dicas do metrô em Recife

«Recife
«Informações sobre o Recife

Recife dispõe de um metrô, todo em superfície.
Site oficial: Metrô do Recife.

Mapa do Metro de Recife Como mostra o mapa ao lado, o metrô do Recife compõe-se de duas linhas, Linha Centro e Linha Sul, atualmente com 28 estações em operação, com extensão total de aproximadamente 50 km.

Tanto os trens como o sistema de bilhetagem são bastante semelhantes aos primeiros metrôs de São Paulo e Rio de Janeiro.
Algumas composições contam com ar condicionado.

A Estação Cosme e Damião, em construção (junho de 2011), será utilizada para acesso ao Estádio da Copa do Mundo de 2014.

A Linha Centro é mais antiga: teve a construção iniciada em 1983 e as primeiras estações entregues em 1987; ela teve prioridade na construção porque serve à população mais humilde.
Um passeio pela Linha Centro é uma forma segura de se conhecer o lado mais pobre do Recife.

As linhas se encontram nas estações Recife e Joana Bezerra, onde é possível fazer transbordo.
A Estação Recife localiza-se numa antiga estação de trem, no Centro Antigo, próximo a diversos pontos de interesse turístico, como a Casa de Artesanato, o Mercado São José, diversas igrejas e monumentos; essa estação também é o meio ideal para se chegar ao Carnaval no Centro do Recife, particularmente o Galo da Madrugada.

A Linha Centro tem uma bifurcação, com trens correndo tanto com destino a Camaragibe como ao Jabotação. Para orientar os passageiros, há painéis indicativos nas estações, bem como placas na frente de cada trem.

O metrô é a forma mais cômoda de se chegar ao Terminal Integrado de Passageiros, a Rodoviária do Recife; note que deve-se tomar a linha Centro com destino a Camaragibe.
Para quem quer se deslocar entre a Rodoviária e Boa Viagem, o meio mais prático é utilizar a integração metrô/ônibus na Estação Joana Bezerra (ver mais informações sobre ônibus urbanos no Recife).

A Linha Sul foi construída sobre trilhos de uma antiga linha de trens urbanos; ela passa distante da praia (aproximadamente 3 km), e por isso não está integrada ao projeto turístico do Recife.

Vale lembrar que a Estação Aeroporto, apesar de estar relativamente próxima ao Aeroporto Gilberto Freyre (500 metros), é de acesso muito difícil; havia planos para construção de uma passarela ligando o metrô ao aeroporto, mas não se toca mais no assunto.

Abaixo, vídeo institucional, produzido pela Companhia do Metrô; veja que existem também diversos casos de reclamações dos usuários.