Recife

Ipojuca, Pernambuco



População: 59.281 habitantes
Distância do Recife: 57 km
Acessos: PE-60 e BR-101 (via Cabo de Santo Agostinho); duplicadas até a entrada para Suape, mas pista simples e trechos sinuosos até Porto de Galinhas. Visite mapas de Recife e Pernambuco.

História
A colonização de Ipojuca teve inicio em 1560, após a expulsão dos índios Caetés e outras tribos do litoral sul de Pernambuco. A partir daí, os colonos puderam migrar para as terras férteis e ricas em massapê de Ipojuca; essas terras são bastante propícias para o cultivo da cana-de-açúcar, o que causou um rápido surgimento de diversos engenhos na região.
Dessa forma Ipojuca consolidou-se como uma das mais importantes regiões do Sistema Colonial. Com dois portos - Suape e Porto de Galinhas - História Ipojuca além da maior várzea de massapê do Nordeste, Ipojuca fazia parte do triangular comércio colonial; Galinhas ganhou esse nome porque era assim que se se referia aos escravos chegados da África, naquele período.
O distrito de Ipojuca foi criado pela lei municipal de nº 02, de 12 de novembro de 1895. A vila surgiu com sede na povoação de Nossa Senhora do Ó e depois foi transferida para a povoação de São Miguel de Ipojuca.
Com o Decreto estadual de nº 23, de 04 de outubro de 1890, a sede foi restabelecida em Nossa Senhora do Ó. Há inúmeras controvérsias sobre a data de fundação de Ipojuca, mas, segundo um vigário da freguesia seria no ano de 1596.
A origem do seu nome vem do tupi guarani Iapajuque, que significa Água Escura.
Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Camela, Nossa Senhora do Ó, Porto de Galinhas, Praia do Touquinho e Suape.
Anualmente, no dia 30 de março Ipojuca comemora a sua emancipação política.

economia Ipojuca Economia

Por conta das praias (foto) visitadas por turistas de todas as partes do mundo, Ipojuca tem como um dos principais fatores econômicos o turismo. A rede hoteleira é bastante desenvolvida, assim como a gastronômica.
O município de Ipojuca também é considerado um dos grandes pólos industriais de Pernambuco, pois ali estão situadas algumas grandes empresas surgidas ao redor do Porto de Suape. Em 2005, a Petrobrás anunciou a construção de uma refinaria de petróleo em Ipojuca, justamente para aproveitar as facilidades de Suape; a refinaria certamente trará significativo crescimento adicional para a indústria da região.
Além disso, por estar localizada na Região Metropolitana do Recife, também tem o setor de serviços e a indústria de transformação bastante desenvolvida. Ainda existem algumas usinas de açúcar funcionando no município.

Além de Ipojuca, a Região Metropolitana abriga também os municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Paulista, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Araçoiaba e Moreno.


Turismo
Ipojuca é um dos cartões postais de Pernambuco. Suas praias paradisíacas são conhecidas como um dos pontos mais bonitos do Nordeste, com destaque para Porto de Galinhas (foto), considerada uma das mais belas praias do Brasil. Atualmente, com uma infra-estrutura completa para receber os turistas, Porto de Galinhas chama atenção de quem visita o Estado, ficando sempre dentro da rota do turismo. turismo Ipojuca
O lugar oferece diversas atrações, como por exemplo a culinária especializada em frutos do mar. A dica é degustar um peixe na telha ao molho de pitanga. Mas, há comidas para todos os gostos em Porto de Galinhas, dos simples caldinhos e petiscos às mais refinadas iguarias culinárias.
Um passeio de bugre até a praia de Muro Alto também é imperdível. Uma volta de jangada pelas piscinas naturais não pode ficar de fora do roteiro. Lá os turistas podem dar pão na boca dos peixes. À noite o passeio de jangada até as piscinas naturais é imperdível.
Apesar do rápido crescimento urbano dos últimos tempos, a paisagem tropical ainda predomina em Porto de Galinhas. São 18 quilômetros de orla, coberta por um extenso coqueiral.
Seguindo em direção ao sul, chega-se a uma das praias preferidas pelos surfistas no estado, Maracaípe. O local também tem estrutura completa de pousadas e é perfeita para a prática do surf, onde todos os anos acontecem circuitos mundiais do esporte.
O passeio não precisa terminar por aí, andando mais um pouco pela beira da praia, chega-se à Serrambi, mais uma praia de águas mornas e límpidas localizada em Ipojuca.

Fonte das informações: IBGE e Governo do Estado de Pernambuco

Leia mais sobre outras Cidades de Pernambuco