Recife

Praias do sul de Pernambuco - Porto de Galinhas



Praias do Sul de Pernambuco

Leia também:
«Praias de Pernambuco.    «Praia de Boa Viagem.
«Praias do Norte de Pernambuco.
«Mapas do Recife e Pernambuco.

Pesquisar Hotéis

Data de check-in

Data de check-out

As praias são listadas em ordem geográfica: Piedade é a praia mais próxima do Recife, e Coroa Grande é a mais distante ao sul, próxima à divisa com Alagoas.

Piedade

A praia de Piedade, considerada urbana, localiza-se no município de Jaboatão dos Guararapes. Assemelha-se à praia de Boa Viagem, com bares e quiosques à beira-mar. Diferentemente de Boa Viagem, em que os hotéis à beira-mar são separados da praia pela Avenida Boa Viagem, em Jaboatão é possível encontrar hotéis que têm acesso direto à areia da praia. Outra diferença é que, como existe um menor número de hotéis, as praias da região de Piedade e Candeias são freqüentadas predominantemente por moradores locais.

Candeias

Candeias, considerada urbana, é a segunda maior praia do município de Jaboatão dos Guararapes, com um comprimento de 3 km. Também assemelha-se à praia de Boa Viagem, porém é menos badalada. Alguns restaurantes conceituados são localizados à beira-mar de Candeias e Piedade.

Barra de Jangada

Também localizada no município de Jaboatão dos Guararapes, a praia de Barra de Jangada possui alguns bares e quiosques. De pouca badalação, é ideal para quem quer um pouco de descanso.

Paiva

A Praia do Paiva é semideserta e tem mar aberto. Nas proximidades da praia existe um poço de lama negra, que algumas pessoas acreditam fazer bem para a pele. Acesso pela praia de Itapuama. Distante 46 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60, PE-29 (visite a página sobre mapas do Recife e Pernambuco para melhor informar-se sobre as estradas do Estado).

Itapuama

É um bela praia, com ondas fortes. A prática de surf foi proibida, por causa da presença de tubarões. Possui camping. Distante a 45 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60, PE-29.

Pedra do Xaréu

É uma praia com pedras e piscinas naturais. A praia recebe esse nome devido à grande quantidade do peixe Xaréu, que é muito pescado nessa região. Possui alguns quiosques na orla. Distante 47 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60, PE-29.

Enseada dos Corais

Enseada dos Corais

A Enseada é cercada por arrecifes, que tornam o mar tranquilo e cheio de piscinas naturais. Nem os condomínios e as casas de veraneio tiram a tranquilidade do local. Distante a 47 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60, PE-29.
As praias da Enseada dos Corais, Gaibu, Calhetas e Paraíso localizam-se no município de Cabo do Santo Agostinho (ver link abaixo).


Gaibu

O mar de Gaibu é calmo e tem águas verdes. É uma praia cheia de bares e restaurantes. Muito badalada durante o verão. Distante a 47 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60, PE-29.

Calhetas

Calhetas

É uma das praias mais belas do Brasil. Cheia de coqueiros e com mar calmo, cristalino e cercado por arrecifes, Calhetas é muito procurada para prática de mergulho e pesca submarina. Distante a 49 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60 e PE-29.



Cabo de Santo Agostinho

Cabo de Santo Agostinho

Não é uma praia. São mirantes formados por rochas de onde se pode ver o litoral pernambucano - de Recife ao Porto de Suape.
Em uma caminhada de 2 km a partir da praia do Paraíso, chega-se às ruínas do Forte de Santo Agostinho, aos restos da ocupação holandesa e a uma igreja construída em 1728, na localidade de Nazaré. Distante a 30 km do Recife. Leia mais sobre o município do Cabo de Santo Agostinho.

Paraiso

Paraíso

É a menor praia do litoral de Pernambuco, com uma faixa de areia de apenas 30 metros no meio de um paredão de pedras, de onde nascem árvores e coqueiros que se debruçam sobre o mar. Há bares e pousadas rústicas.




Suape

Onde se encontra o Porto de Suape, ocorre também o encontro das águas do rio Massangana com o mar. Com a maré baixa, pode-se ver as ruínas do Forte do Pontal.

Camboa

Areia clara, coqueiros e barulho do mar são as características de Camboa que é uma praia deserta. Quando a maré está baixa, o bom é aproveitar as piscinas naturais. É o lugar ideal para as pessoas que buscam sossego. Seu acesso é pela praia do Cupe. Distante a 49 km do Recife. Acesso: BR-101, PE-60, PE-29. As praias de Camboa, Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe, Enseadinha e Cacimbas localizam-se no município de Ipojuca; leia mais sobre Ipojuca.

Muro Alto

Muro Alto

É uma praia deslumbrante. Seu nome vem do paredão de areia com cerca de 3 metros de altura que circunda a praia. As águas no centro das dunas formam belíssimas piscinas naturais por toda a extensão de 2,5 km de praia. Distante a 60 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60 e PE-09.





Cupe

Praia de mar aberto com muitos coqueiros. Água esverdeada, ondas fortes e arrecifes completam a belíssima paisagem. Faz parte de Porto de galinhas.

Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é a praia mais badalada de Pernambuco. Com 18 km de extensão, Porto é uma praia belíssima e de águas azuis, mornas, quase sem ondas e com piscinas naturais na área do vilarejo.
Possui uma ótima infra-estrutura, contando com hotéis, pousadas, lojas e barracas na beira da praia. Distante a 60 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60 e PE-09.

Maracaípe

É uma praia de mar aberto e com ondas fortes. Maracaípe sedia uma das etapas do Circuito Brasileiro de Surf. No Pontal de Maracaípe, quando a maré baixa, os arrecifes formam belíssimas piscinas naturais. A praia possui pousadas e bares simples. Acesso: continuação da estrada de Porto de Galinhas.

Enseadinha

É uma pequena enseada na Barra do rio Maracaípe, com arrecifes, mar calmo, coqueiros, cajueiros e manguezais.

Serrambi

Serrambi

É uma praia de águas azuis e com arrecifes em boa parte de sua extensão. Tem uma estreita faixa de areia batida. Seu acesso é dificultado por um condomínio de luxo localizado na praia. Distante a 67 km do Recife. Acesso: BR-101 sul e PE-60.





Cacimbas

Praia de mar forte com uma larga faixa de areia. Tem uma formação rochosa com cerca de 50 m de largura que abriga uma deslumbrante piscina natural. Distante a 85 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60, PE-61.

Toquinho

Toquinho é praticamente uma praia particular. Possui vários condomínios luxuosos e casas de veraneio. O mar tem ondas fortes. A areia é bem branca e fina. Distante a 80 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60, PE-61.

Barra de Sirinhaém, Guaiamum e Gamela

Essas praias são parte de uma mesma enseada. Existem bares e pousadas na região. A Ilha de Santo Aleixo localiza-se na barra do rio Sirinhaém. Distante a 75 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60, PE-61.

Guadalupe

Enseada de mar calmo, falésias e pedras à beira mar. Um cenário maravilhoso. Condomínios de luxo dificultam o acesso. Distante a 80 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60, PE-61.

Praia dos Carneiros

Praia dos Carneiros

É uma das praias mais bonitas do litoral pernambucano. Localiza-se no encontro das águas escuras do rio Formoso, com as águas cristalinas do mar. Alguns manguezais cercam a praia de areias brancas. O acesso é difícil vindo de Tamandaré. Distante a 103 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul e PE-60. No município de Rio Formoso, pega-se uma estrada de areia com cerca de 10 km. Esse site da Pousada Praia dos Carneiros apresenta algumas fotos da região.




Tamandaré

Tamandare

É uma praia belíssima formada por duas baías e com ondas fracas. Muito procurada para a prática de esportes náuticos, Tamandaré é bem agitada durante o verão. Uma de suas atrações é uma cachoeira da Mata Atlântica localizada nos arredores da praia. Distante a 100 km do Recife. Acesso: PE-60 e PE-76. Visite o Guia Tamandaré.



Boca da Barra

Seu acesso é pela praia de Tamandaré e fica na Barra do rio Mamocabinha. Tem mar calmo com muito sargaço e recifes. Nela ficam localizadas as ruínas do Forte de Tamandaré (1691). Distante a 97 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60, PE-78.

Praia do Porto

A praia do Porto é uma praia de acesso muito difícil, porém, para aquelas pessoas determinadas a superar essa dificuldade, o cenário maravilhoso é uma recompensa. São pedras que se estendem até o mar, formando piscinas naturais protegidas do vento e das ondas. É lá que se encontra a famosa ilha com um coqueiro solitário. A praia pode ser alcançada de buggy, a partir da cidade de Barreiros (7 km). Distante a 120 km. Acesso: BR-101 Sul, PE-60.

Praia da Várzea do Una

É uma grande baía com uma larga faixa de areia e mar de ondas fortes. É ótima para a pesca submarina. Tem um acesso difícil, geralmente feito atravessando o rio Una de barco. Distante a 120 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60.

Coroa Grande

É a praia principal de São José da Coroa Grande. Seu nome surge das coroas - formações rochosas - que aparecem com a maré baixa e criam enormes piscinas naturais. A praia tem águas mornas e tranqüilas, e é muito boa para a prática de camping e caça submarina. Há alguns bares na orla, e restaurantes com pratos a base de frutos do mar. Distante a 120 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60.
São José está a apenas alguns quilômetros da divisa com Alagoas; entrando-se Alagoas, a apenas alguns quilômetros encontra-se a cidade de Maragogi, cujas praias atraem também muitos visitantes.