Recife

Praias do Norte de Pernambuco



Praias do Norte de Pernambuco

Leia também:
«Praias de Pernambuco.    «Praia de Boa Viagem.
«Praias do Sul de Pernambuco.
«Mapas do Recife e Pernambuco.

Pesquisar Hotéis

Data de check-in

Data de check-out

As praias são listadas em ordem geográfica.
Carne de Vaca é a praia mais ao norte, próxima à divisa com a Paraíba; Casa Caiada é uma praia da área urbana de Olinda, próxima ao Recife.

Carne de Vaca

É uma praia de águas barrentas devido à proximidade da foz do rio Goiana. Na vila de pescadores existem bares improvisados. Distante a 70 km do Recife. Acesso: BR-101 Norte, PE-49. Tanto Carne de Vaca como Ponta de Pedras encontram-se no município de Goiana, cujos atrativos históricos por si só merecem uma visita; leia mais sobre a cidade de Goiana.

Ponta de Pedras

É uma praia ideal para o banho, apesar da grande quantidade de sargaço. Suas águas são muito tranquilas, com ondas fracas. Distante a 70 km do Recife. Acesso: BR-101 Norte, PE-49.

Ilha de Itamaracá

Ilha de ItamaracáA Ilha de Itamaracá é formada por várias praias, quase todas de águas calmas e cristalinas. Um dos pontos turísticos da Ilha é a Praia do Forte Orange, de onde pode ser feita a travessia, de barco ou jangada, para a Coroa do Avião. A Ilha tanto tem praias tranquilas e pouco movimentadas, como também praias mais movimentadas. Jaguaribe, por exemplo, tem bares e restaurantes, além de sediar a tradicional apresentação da Ciranda da Lia. Distante a 49 km do Recife. Acesso: BR-101 Norte e PE-35, após Abreu e Lima.


Gavoa

Gavoa é uma praia de mar calmo e areia fofa, localizada entre a Ilha de Itamaracá e Maria Farinha. Dela saem passeios de barco tanto para as praias vizinhas, como para a Coroa do Avião. Distante a 49 km do Recife. Acesso: BR-101, PE-35.

Veneza Water Park, Maria Farinha

Maria Farinha

É uma praia de águas rasas e claras. Nela, pode-se andar vários metros com a água na cintura. Repleta de bares e restaurantes, Maria Farinha é também muito procurada para a realização de esportes náuticos e passeios de ultraleve; além disso, Maria Farinha abriga o Veneza Water Park, um dos maiores parques aquáticos do Brasil (foto ao lado; link na página sobre a cidade de Paulista, mais adiante). Distante a 25 km do Recife. Acesso: pelo Complexo Salgadinho, pela rodovia PE-01.
As praias de Maria Farinha, Conceição, Pau Amarelo e Janga localizam-se no município de Paulista. O governo dessa cidade o governo do Estado de Pernambuco vêm combinando esforços para transformar essa região no maior pólo náutico do Nordeste; leia mais sobre a cidade de Paulista, no litoral de Pernambuco.

Conceição

É uma praia pequena, mas que reúne tudo de bom para o turista: areias claras e limpas, arrecifes, coqueiros e águas tranquilas.


Pau Amarelo

Praia repleta de coqueiros e de mar calmo, com a formação de piscinas naturais em alto mar. Tem vários quiosques na orla e uma de suas atrações é o Forte de Pau Amarelo, construído em 1719.

Janga

O Janga é uma praia urbana, com muitos bares e badalação. É comum encontrar, na praia, grupos dançando a tradicional ciranda. Para maiores informações sobre Janga e arredores, visite o site (não oficial) www.janga.com.br

Nossa Senhora do Ó

Com 1,5 km de extensão, a praia de Nossa Senhora do Ó é repleta de palhoças e bares. É o lugar ideal para se passar um fim de tarde agradável e para se tomar um refrescante banho de mar.

Olinda

Rio Doce

Um dos grandes destaques da praia de Rio Doce são os diques à beira-mar. Em um deles foi colocada uma imagem de Iemanjá voltada para o mar. A paisagem é totalmente tomada por barcos de pescadores, dando uma característica simpática ao lugar.
Rio Doce e Casa Caiada são praias da área urbana de Olinda; por ser uma área densamente povoada, as praias ficam sujeitas à poluição. A beira-mar é repleta de bares e restaurantes, muito populares entre olindenses, recifenses e forasteiros.



Casa Caiada

A praia de Casa Caiada tem 1,5 km de orla, sendo um lugar ideal para passeios românticos. Suas principais características são areia dourada e mar profundo, repleto de barcos ancorados.

Crédito das fotos: Governo do Estado de Pernambuco.