Recife

Tamandaré, Pernambuco



População: 17.281 habitantes
Área: 190 km2
Distância da capital: 114 km
Acessos: PE-60. Visite mapas de Recife e Pernambuco.

História
Tamandaré O município de Tamandaré foi criado a 28 de setembro de 1997, com base na lei estadual complementar nº 15, de 1990, que permitia ao município a emancipação desde que tivesse população superior a 10 mil habitantes e eleitorado maior que 30% dessa população.
O município de Tamandaré foi desmembrado do território de Rio Formoso. A origem do nome vem da palavra aquandaré, em tupi-guarani, que denominava o rio que cortava o município.

Economia
Com suas belas praias o turismo se caracteriza como a atividade econômica principal de Tamanadaré. Lá estão localizados empreendimentos hoteleiros e gastronômicos que geram emprego e renda para a população. Leia mais sobre Tamandaré e outras praias do litoral sul de Pernambuco.
economia de Tamandaré, Pernambuco Tamandaré está localizada na Zona da Mata Sul, região que tem a economia baseada na monocultura da cana-de-açúcar. A importância dessa atividade pode ser medida pela extensa área de cultivo, quantidade de mão-de-obra empregada e pelo uso de insumos modernos.
Nas atividades agrárias destacam-se a fruticultura e pecuária de leite e corte. Nas não agrárias aparecem indústrias de transformação, comércio varejista e prestação de serviços.
Além de Tamandaré, a Região de Desenvolvimento da Mata Sul, na Mata pernambucana, abrange mais 23 municípios, são eles: Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Chã Grande, Cortês, Catende, Escada, Gameleira, Joaquim Nabuco, Jaqueira, Maraial, Pombos, Primavera, Palmares, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, Sirinhaém, São José da Coroa Grande, São Benedito do Sul, Vitória de Santo Antão e Xexéu.

Turismo
Um dos locais interessantes, em Tamandaré, para a visita dos turistas são as ruínas da Igreja de São José (foto). Localizada à beira-mar da praia do município, a construção data do século XIX.
atrações turísticas Tamandaré Tamandaré tem 16km de muito mar e areia branca. As águas são calmas, excelentes para o banho, graças aos recifes de corais. Sua faixa de areia na maré baixa é de aproximadamente 60 metros. A região é excelente para os passeios náuticos.
As praias do município atraem milhares de turistas de diversas partes do país e do exterior, com boa infra-estrutura hoteleira, além de diversos restaurantes que fazem a alegria dos visitantes, oferecendo pratos de frutos do mar.
Também são imperdíveis os passeios de barco nos rios Ariquindá e Formoso com suas prainhas, coroas e manguezais. A Praia dos Carneiros é uma atração à parte, com seu cenário preservado e seus grandes coqueirais.
Na praia da Boca da Barra é possível ver o encontro entre as águas do rio Mamucabas com o mar. Lé se pode curtir as delícias do banho nas águas doces do rio e, ao mesmo tempo, se banhar também nas águas mornas do mar.
Uma boa dica é visitar os laboratórios da escola de pesca do Cepene/Ibama, para conhecer algumas espécies marinhas.
A cidade abriga também o Forte de Tamandaré, projetado pelo mesmo arquiteto do Forte das Cinco Pontas, em Recife; esse forte foi também importante durante os períodos de combates com os holandeses, e hoje é bem tombado do Patrimônio Cultural do Estado.
Tamandaré tem uma das poucas áreas remanescentes da Mata Atlântica do Brasil, a Reserva Biológica de Saltinho, com seus 538 hectares de mata. O lugar é habitat natural de várias espécies de animais como: tatu, lebre, cutia, papa-mel, o guaxinim, entre outros.
Uma queda d’água de dez metros de altura também atrai muitos visitantes. A cachoeira da Bulha D’água está encravada numa área de preservação da Mata Atlântica, nos limites da Reserva Biológica de Saltinho. Ela já foi uma grande fonte de água mineral, e hoje ainda preserva águas límpidas, com três quedas fortes que atraem o ecoturista.

Tamandaré comemora 10 anos.

Outros sites:
»Guia Tamandaré. Informações sobre a cidade e as praias de Tamandaré.

Fonte das informações: IBGE e Governo do Estado de Pernambuco
Crédito da fotos: Governo do Estado de Pernambuco.

Leia mais sobre outras Cidades de Pernambuco