Rio de Janeiro

Culinária Francesa no Rio de Janeiro

«Guia Rio de Janeiro     «Guia Salvador     «Guia Fortaleza     «Guia Natal     «Guia João Pessoa     «Guia Recife
Pesquisa personalizada
«Estado do Rio     «Cultura
«Hoteis     «Restaurantes
«Grandes Eventos     «Turismo



Restaurantes franceses no Rio

«Rio de Janeiro.
«Restaurantes no Rio.

»Olympe.
Rua Custódio Serrão, 62 - Jardim Botânico.
O Olympe coleciona diversos títulos, como o de restaurante três estrelas (cotação máxima) do Guia Quatro Rodas e o de melhor restaurante francês do Rio em 2010 do júri da Revista Veja.

O nome Olympe é uma homenagem à mãe do chef e dono do restaurante, o francês Claude Troisgros.
Pioneiro na valorização dos ingredientes tupiniquins, o chef está sempre antecipando tendências; praticamente todas as verduras e legumes utilizados na cozinha são orgânicos, produzidos por uma empresa da qual Troigros é sócio.
Os preços, embora evidentemente acima da média, são supreendemente módicos para um restaurante de tão alta categoria; abaixo, imagem do menu de especialidades do Olympe datada de maio de 2010.
cardapio do Olympe Claude Troigros
Troigros oferece também um menu degustação (menu confiance).

»Le Pre Catelan.
Avenida Atlântica , 4240 - dentro do Hotel Sofitel Rio - ver hoteis no Rio.
Le Pre Catelan Do site: Sofisticação faz do Le Pré Catelan um dos Restaurantes mais Premiados do Brasil
Alta Gastronomia na Cidade Maravilhosa: um dos melhores franceses do Brasil.
O restaurante Le Pré Catelan, um dos mais conceituados da gastronomia no Brasil, subiu ao patamar do seleto grupo que possui a cotação máxima de três estrelas no Guia Quatro Rodas (ver lista dos restaurantes estrelados no Rio em 2010), avaliado em sistema inspirado no Guia Michelin, e o chef Roland Villard, que comanda o restaurante há mais de dez anos, foi eleito pelos profissionais da publicação o "chef do ano".
Com projeto arquitetônico arrojado, o restaurante apresenta um bar revestido de madrepérola importada das Filipinas, mesas com vista para a praia de Copacabana, lustres de cristais austríacos Swarowski e iluminação com lâmpadas led, de alta tecnologia, que dão ao ambiente nuances de cores, que, graças a uma programação especial, podem ser trocadas automaticamente.
Oferece ainda um serviço exclusivo: o "Table du chef". O convidado é recebido especialmente pelo chef Roland Villard em seu escritório, na cozinha do Sofitel, e pode degustar um jantar preparado especialmente para ele. Na ocasião, um menu tipo degustação, sem limite de pratos, é oferecido pelo chef. Ao final da maratona gastronômica, o cliente recebe um certificado, junto com o menu degustado."


»Agraz.
Avenida Vieira Souto, 460 - Ipanema - dentro do Caesar Park Ipanema.
O cardápio tem supervisão do chef Erick Jacquin, de São Paulo; no Agraz, os pratos são menos ousados do que em São Paulo, seguindo uma linha mais clássica.

»66 Bistrô.
Avenida Alexandre Ferreira, 66 - Jardim Botânico.
Do site: "Tradição e aromas da terra se harmonizam com charme e estilo no 66 Bistrô, restaurante do chef Claude Troigros, comandado pelo filho Thomas, quarta geração de mestres cozinheiros.
A casa segue a proposta de um bistrô tipicamente parisiense, concebido para agradar o gosto carioca, servindo pratos coloquiais da família francesa, segundo o padrão Troigros.
O cardápio revela o que a culinária francesa tradicional tem de melhor, com ênfase nos sabores caseiros – do pão feito na casa, como as famosas gorgeres, às sobremesas clássicas, como a torta de maçã."


»Le Vin Bistrô.
Tem três casas em São Paulo e duas no Rio:
Rua Barão da Torre, 490 - Ipanema e
Avenida das Américas, 4666 - Barra da Tijuca.
Um cardápio amplo, que vai de sanduíches a sofisticados pratos principais, passando por tartines e ostras, e uma excelente adega, que privilegia os vinhos franceses, argentinos e chilenos, garantem o sucesso da casa.
O restaurante é pequeno, é recomendável reservar com antecência.