Turismo em Florianópolis

Melhores Restaurantes em Florianópolis

Os melhores de 2009

«Florianópolis
«Restaurantes em Florianópolis.
«Hoteis em Florianópolis.

Melhores restaurantes de Florianópolis em 2009, de acordo com o júri da revista Veja:

»Patagônia: melhor restaurante de carnes.
Rua Laurindo Januário da Silveira, 1233 - Lagoa da Conceição.
Foi também o melhor restaurante de carnes em 2008.
Do site: "Genuína steak house, reunindo o melhor das carnes e dos vinhos argentinos em ambiente sofisticado e aconchegante.
Localizado em área nobre do bairro Canto da Lagoa, onde se pode apreciar uma vista panorâmica de um dos cartões postais de Florianópolis, a Lagoa da Conceição.
O cardápio baseia-se em ingredientes tradicionais argentinos com carne tipo exportação, consideradas as melhores do mundo".

»Café Riso & etc: melhor restaurante variado, comandado pelo chef do ano, Vitor Gomes.

Vitor Gomes Riso & etc

Rua Bocaiúva, 2090 - Centro.
O chef do ano, Vitor Gomes, abriu seu primeiro negócio, um bar na praia do Campeche, aos 17 anos. Logo após, na mesma rua Bocaiúva onde hoje se encontra seu restaurante (aliás, essa rua é um dos principais redutos gastronômicos de Florianópolis), abriu uma padaria; na mesma rua, abriria posteriormente o Empório Bocaiuva, que já o consagraria por si só como grande chef.
Em 2004, parte para a França, onde cursa escolas de alta gastronomia. Em 2006, de volta a Floripa, trabalha no Taiko, em Jurerê.
Em 2008, abriu o Café Riso & etc; o nome tanto refere-se à ênfase do restaurante em risotos, como ao sempre sorridente semblante de Vitor.
Da Veja: "Na casa, tudo é empreendido por ele, inclusive a ideia de atender no café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar, como se vê nas brasseries. Outra boa sacada, a vitrine cheia de doces instalada logo na entrada do restaurante socorre quem queira adoçar o paladar a qualquer hora do dia. Da cozinha aberta para o salão saem receitas que misturam ingredientes locais com técnicas italianas e francesas."
O Guia Quatro Rodas escreveu: "Florianópolis é a única capital do sul sem casas estreladas, mas as novidades gastronômicas se multiplicam. A melor delas é o Cafe Riso & etc, especializado em risotos e com boas receitas de carnes e frutos do mar."
Especialidade da casa: trilogia de risotos, uma combinação de três diferentes risotos, preparado pelo chef com os ingredientes mais frescos do dia; o risoto de confit de pato, figo e mel, por exemplo, podevir acompanhado de um risoto com arroz-negro, lula e polvo e de um outro risoto à base de foie gras e carne-seca.

»Ponta das Caranhas: melhor restaurante de peixes e frutos do mar.

Ponta das Caranhas

Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 2377, Barra da Lagoa.
O chef e proprietário Manoel Vieira Júnior prepara receitas com camarão, tainha, garoupa, ostra, polvo, lula, mariscos e ingredientes frescos de época; atração principal do cardápio, o peixe à moda das caranhas é um filé de congro-rosa, importado da Argentina e do Chile.
Trecho de uma resenha independente:
"Da primeira vez que fui pedi uma das especialidades da casa, o Peixe à moda Caranha. São filés de peixe enrolados e recheados com camarão e catupiry. O prato é para duas pessoas, mas serve tranqüilamente três.
Voltei para experimentar o Congrio à moda do Chef, que são como medalhões de filé de peixe com molho de laranja e cenoura.
A paisagem do local é outra história! O restaurante tem uma área externa lindíssima às margens da Lagoa da Conceição, com um píer e tudo. Nos dias de sol você pode almoçar em um cenário deslumbrante."

»Basílico: melhor pizzaria.
Rua Laurindo Januário da Silveira, 647, Canto da Lagoa.
Por dez anos consecutivos, a melhor pizzaria de Florianópolis.
Pizza mais pedida: caprese mar massas, coberta com uma base de mussarela, sobre a qual vão grossas fatias de tomate, coroadas por uma composição de mussarela de búfala, folhas de manjericão gigante e pesto de azeitona preta.

»Marisqueira Sintra: melhor restaurante português.
Rua XV de Novembro, 147 - Santo Antônio de Lisboa.
A casa foi aberta recentemente, mas começa a colecionar prêmios.
Do site: "Inaugurada em Fevereiro de 2009, a Marisqueira Sintra, é um restaurante de comida portuguesa especializado em frutos do mar.
Temos um cardápio original e diferenciado incluindo pratos de diversas regiões de Portugal, preparados com toques de requinte e exclusividade.
A Marisqueira Sintra está localizada em um local privilegiado, no centro histórico de Santo Antônio de Lisboa, conhecido por ser uma rota gastronômica da ilha de Florianópolis. Em frente ao mar, e com uma bela vista panorâmica, temos um ambiente tipicamente português.
Com muito empenho e dedicação a Marisqueira Sintra já é hoje um ponto de referência em gastronomia, reconhecido por muitos clientes e pela crítica especializada."
Esse artigo traz sugestões do cardápio.

»Mar Massas: melhor restaurante de comida italiana.
Rua Laurindo Januário da Silveira, 3843, Canto da Lagoa, Lagoa da Conceição.
Esse restaurante é um dos poucos da lista que já havia sido votado como um dos melhores da cidade em 2007.
Ambiente pequeno (50 lugares), com mesas ao ar livre. É um dos poucos restaurantem em Florianópolis que o Guia Quatro Rodas destaca como tendo vista panorâmica.
O restaurante é comandado pela enófila Ana Rita Benetti, que escolhe pessoalmente todos os mais de 300 rótulos listados na carta de vinhos.
As garrafas fazem parte da decoração e estão presentes em todos os lugares. Essas rolhas decoram a escada que dá acesso à cozinha.
À frente da cozinha desde os 19 anos, Ana serve receitas de várias regiões da Itália misturadas a ingredientes encontrados localmente, como os pescados.
Por exemplo, o espaguete que leva o nome da casa vem com fartas porções de polvo fatiado, camarão e brócolis; também leva camarão o molho do famoso nhoque da casa, que desmancha na boca.

»Kanpai: melhor restaurante japonês.

Kanpai

Rua Alves de Brito, 161, Centro.
O restaurante abre apenas para jantar, e funciona em três modos: rodízio, por kilo e a la carte.
O restaurante recebe peixe fresco diariamente, evitando o uso de congelados.
O Kanpai oferece sushis e sashimis tradicionais (salmão - mostrado na foto ao lado, atum e a tainha, que costuma desovar nas costas de Santa Catarina), e também experimenta com ingredientes locais.
Duas inovações que tem agradado à clientela são o sushi caprese (que combina salmão com tomate e hortelã) e o manezinho (coberto por ostra cozida no bafo e creme de queijo, envolto por fina fatia de peixe).


»Ostradamus: melhor ostra.

Ostradamus

Rodovia Baldicero Filomeno, 7640, Ribeirão da Ilha.
Outro restaurante que já havia sido eleito um dos campeões de 2007.
Escreveu o Guia Quatro Rodas 2010: "A ilha produz 90% das ostras consumidas no país, segundo um levantamento do governo de Santa Catarina. As águas quentes e ricas em nutrientes das baías fazem com que o molusco seja apropriado para o consumo em oito meses; em outras regiões esse prazo chega a quatro anos. O ciclo curto de desenvolvimento garante oferta abundante.
O carro-chefe do Ostradamus são evidentemente as ostras, preparadas em um criadouro ao lado da casa.
Preparadas de inúmeras formas, os clientes podem escolher à seu gosto no sistema á la carte (exemplos: ao natural, gratinadas, cozidas no bafo e regadas com martini e suco de limão), ou, às quintas-feiras, apreciar todos os preparos no sistema de rodízio.
Além das ostras, o Ostradamus oferece outras opções como linguado, camarões e outros pescados.

»Tempero Nordestino: melhor restaurante regional.
Rua Deputado Antonio Edu Vieira, 627 - Córrego Grande.
Curiosamente, o melhor restaurante regional de Florianópolis é especialiado em comida nordestina; ver, a propósito, restaurantes de Recife.