Férias no Nordeste


Praias Nordeste

Qual a melhor praia do Nordeste?

Pesquisa










«Viagem de Férias     «Turismo no Nordeste

A equipe de Viagem de Férias conhece pessoalmente todas as principais capitais do Nordeste.

Não há como afirmar qual é a melhor praia do Nordeste.

Primeiro, porque cada praia tem seus pontos positivos e negativos, e não há maneira objetiva de compará-las.

E principalmente, porque a impressão que fica da praia certamente depende do que acontecerá durante a visita.

Visite Ponta Negra com seu cônjuge ou namorado, fique em um bom hotel com bons serviços, aproveite os dias de sol para passeios agradáveis, prove um bom prato típico preparado com capricho, e Ponta Negra será a melhor praia do mundo.
Vá a Boa Viagem a serviço, tenha problemas com clientes, fique em um hotel barulhento com infraestrutura velha, enfrente o trânsito em dias de chuva, discuta no restaurante por uma cobrança indevida, e você achará Boa Viagem a pior praia do mundo.

Abaixo, apresentamos algumas comparações entre as praias urbanas do Nordeste.

Recife

A principal praia do Recife é Boa Viagem, com aproximadamente 5 km de extensão.

A praia de Boa Viagem limita-se ao norte com a praia do Pina (que está passando por um processo de reurbanização, após remoção de diversas palafitas) e ao sul com a Praia do Setúbal (ainda Recife) e de Piedade e Candeias (já no município vizinho de Jaboatão dos Guararapes).
Há um pequeno trecho balneável em Olinda, mas ninguém vai até Olinda procurando as praias.

Como Recife é metrópole antiga, a avenida Boa Viagem já tem sido ocupada há décadas, antes da recente explosão do turismo; por isso, os prédios da avenida são predominantemente residenciais, com poucos hoteis e restaurantes.

Pontos Positivos:
» Na maré baixa, os arrecifes formam piscinas naturais, boas para crianças; é preferível ocupar as piscinas quando a maré estiver mudando de alta para baixa (se a maré estiver subindo, significa que a água esteve parada por algumas horas).
» Fácil acesso: a maioria dos hoteis de Boa Viagem fica a no máximo três quadras da praia (avenidas Beira-Mar, dos Navegantes, Conselheiro Aguiar, Domingos Ferreira e travessas).
» As praias são varridas por tratores todas as noites.
» Há banheiros públicos ao longo do calçadão.
» As barraquinhas de coco, espalhadas por todo o calçadão, vendem bebidas e salgadinhos; até há alguns anos, havia restrição à venda de bebidas alcoólicas, mas hoje isso já é permitido; é proibida a utilização de fogão nas barraquinhas, por isso a oferta de pratos quentes ainda é restrita (diversas barracas vendem salgados esquentados em micro-ondas).
» Existe um intenso comércio na areia da praia (pode-se ficar o dia todo na praia, sem sair para almoçar): barraqueiros oferecem cadeiras, guarda-sol, bebidas e, em alguns locais, pratos quentes (não fiscalizados pela Vigilância Sanitária); ambulantes oferecem caldinhos (mantidos em garrafas térmicas, servidas em copos plásticos), sanduíches naturais, peixe frito, camarão frito, ostras cruas, etc. Viagem de Férias recomenda apenas o caldinho e as frutas frescas.

Pontos Negativos:
» Foram registrados diversos casos de ataques de tubarões, alguns fatais, em todo o trecho que vai do Porto de Suape até o norte de Olinda; nadar além dos arrefices é proibido.
» O calçadão é estreito no trecho que vai da Pracinha de Boa Viagem até as proximidades do Primeiro Jardim (entre os números 3.000 e 5.000 da avenida Boa Viagem). Nesse mesmo trecho, há um desnível entre o calçadão e a areia da praia, que é utilizado como banheiro, deixando ocasionalmente um odor de urina.

Leia mais informações sobre as praias do Recife; encontre um hotel em Recife que fique próximo à praia.

Fortaleza

Se a orla de Recife começou a ser ocupada pelos habitantes locais desde há algumas décadas, é em Fortaleza que se pode observar o fenômeno oposto: a orla cresceu graças ao turismo (Viagem de Férias conheceu Fortaleza em 1985, quando a maior parte dos terrenos na praia do Mucuripe era baldio), e por isso está tomada principalmente por grandes hoteis, modernas galerias, bonitos restaurantes, e outros serviços voltados para o turista.

As praias urbanas de Fortaleza dividem-se, grosso modo, em três trechos.

A praia do Futuro é a única recomendada para quem quer banhar-se no mar; aqui, a água é limpa, e as ondas são fortes.
Além disso, a Praia do Futuro é conhecida por suas barracas, que oferecem comida e diversão, para adultos e crianças, de dia e de noite.

O trecho que vai do mercado de peixes no Mucuripe (próximo ao Porto) até o final do Meireles tem aproximadamente 4 km, e caminhar ao longo dele é uma experiência marcante.
O calçadão é largo, o calçadão é pontilhado no lado do oceano por jangadas, parques, praças, quadras de esportes e barracas, e no lado da avenida por hoteis, restaurantes, modernos prédios. Há intensa movimentação de turistas e locais, crianças e idosos, pobres e ricos, seja dia ou seja noite (a feirinha de artesanato, visita obrigatória, instala-se a partir do entardecer).
A beleza não está na praia em si (que não é balneável), mas na riqueza humana. Cada caminhada é diferente, a cada passeio descansa-se em um local diferente, o mosaico (humano, natural, arquitetônico) é diferente.

E há o trecho da Praia de Iracema, conhecida principalmente pela vida boêmia.
Há restaurantes, há o Centro Cultural, há boates (algumas voltadas para o viajante solteiro, mas isso é claramente visível), há a Ponte dos Ingleses.

Nenhuma outra cidade do Nordeste oferece essa variedade de opções em suas praias.

Pontos Positivos:
» A oferta de hoteis, restaurantes e outros serviços é grande, o que aumenta a concorrência e mantém os preços razoáveis.

»

Pontos Negativos:

Natal

Na área urbana de Natal, existem três trechos de praia bem definidos.
O trecho que vai da Praia do Forte, passa pela Praia do Meio e dos Artistas e termina na Praia de Areia Preta é frequentada principalmente por moradores de Natal. O trecho, que já foi o mais conhecido de Natal, hoje se ressente da falta de infraestrutura, principalmente à noite.

Há o trecho que margeia a Via Costeira, avenida beira-mar toda tomada por hoteis e resorts (nem todos de alto padrão, apesar da propaganda em contrário). A praia, nos locais onde não há arrecifes, é utilizada principalmente pelos hóspedes dos hoteis; recentemente, os praticantes de kitesurf começaram a visitá-la.

A praia mais conhecida é Ponta Negra, com o inconfundível Morro do Careca.
Ponta Negra se divide em três trechos.
Há um trecho de aproximadamente 1 km que é margeado pela Avenida Erivan França, e é o único acessível por carro (na alta estação, estacionar aqui é uma dificuldade). Esse trecho é tomado por restaurantes, agências de turismo, imobiliárias e hoteis.
Há um trecho que deve ser percorrido a pé pela areia, e chega até o Morro do Careca, passando por algumas pousadas e restaurantes; o trecho é bonito de dia, mas assustadoramente deserto à noite.
E há um longo trecho de calçadão, que vai da Erivan França até o início da Via Costeira; nesse trecho encontra-se a maior concentração de hoteis e pousadas de Ponta Negra.

Pontos Positivos:
» A imponência do Morro do Careca não encontra paralelo em nenhuma outra praia urbana; em nenhuma outra capital os turistas dispõem de uma vista tão bonita ao acordar. E graças à rigorosa legislação ambiental de Natal, que proíbe prédios altos na orla, o Morro é visível de praticamente qualquer lugar em Ponta Negra.
» Na maré baixa, a faixa de areia de Ponta Negra é bastante larga (particularmente nas imediações do Morro do Careca), proporcionando bastante espaço para caminhadas e brincadeiras de crianças.

Pontos Negativos:
» Em Ponta Negra, o relevo é bastante acidentado (o bairro foi construído no topo de uma duna); isso significa que mesmo no caso de hoteis próximos à praia, o acesso requer uma caminhada morro acima.
» O trecho da Erivan França tem grande movimentação, tanto de veículos como de pedestres. Motoristas tem que se entender com flanelinhas, e pedestres tem que enfrentar os hippies e vendedores ambulantes.
» Ademais, como muitos estrangeiros frequentam esse trecho em busca de diversão, é ostensiva a presença de prostitutas.
» Não há banheiros públicos; ocasionalmente (como no carnaval), são instalados banheiros químicos.

Leia mais informações sobre as praias de Natal; encontre um hotel em Natal que fique próximo à praia.

João Pessoa

Pontos Positivos:

Pontos Negativos:

Maceió

Pontos Positivos:

Pontos Negativos:

Salvador

Pontos Positivos:

Pontos Negativos: