João Pessoa, Paraíba

Tour pelo litoral da Paraiba

«Guia João Pessoa     «Guia Fortaleza     «Guia Natal     «Guia Noronha     «Guia Salvador     «Guia Recife
Pesquisa personalizada
«Turismo     «Paraíba     «Cultura
«Hoteis     «Restaurantes
«Praias     «Tambaba
«João Pessoa

Passeio pelo litoral

«João Pessoa
«Passeios em João Pessoa

Como em outras cidades do Nordeste, um passeio tradicional é sair de buggy ou van e percorrer algumas praias do litoral, a partir da capital.

Para passeios de buggy, nenhuma capital do Nordeste consegue competir com Natal.

No Rio Grande do Norte, as praias se sucedem desde a capital, com distâncias curtas entre elas, e a maior parte da costa é transitável; pode-se pegar o buggy de manhãzinha, visitar diversas praias belíssimas (com diversas atrações, como passeios em dunas, aqua-bunda, etc) e retornar a Natal de tardezinha.
Em Pernambuco, os passeios pelo litoral cobrem a faixa de Itamaracá para o litoral Norte e de Muro Alto para o litoral sul (uma grande faixa de litoral nas cercanias de Recife é intransitável); os passeios são mais curtos, e a costa pernambucana não oferece paisagens com lagoas, dunas e falésias.
No Ceará, o litoral é extenso e as praias são espaçadas, o que torna incômodo um tour de apenas um dia (compensa mais ir a Canoa Quebrada ou Jericoacoara e passar alguns dias por lá); o litoral cearense demora algumas semanas para ser percorrido, e não apenas alguns dias.

A costa paraibana assemelha-se mais com a costa potiguar.
Existem diversos passeios pelo litoral; há opções de buggy ou van; há opções de litoral norte ou litoral sul.

Buggy ou van

O buggy leva quatro passageiros, enquanto a van leva até quinze passageiros.
O buggy é mais caro que a van; o buggy cobra mais caro, caso viaje com menos de quatro passageiros, enquanto a van tem preço fixo.
A van tem ar condicionado, enquanto no buggy sente-se a brisa no rosto.
No buggy, pode-se conversar mais livremente com o motorista; isso é vantajoso se o buggeiro for conhecedor de detalhes do roteiro (História, geografia, ecologia, etc), o que nem sempre é o caso.
A incomparável vantagem do buggy costuma sua maior mobilidade; buggies tem muito mais facilidade para passar por trechos de pedras e areias, onde uma van ou carro comum não passaria ou ficaria atolado.
Essa vantagem é muito utilizada nos passeios de buggy em Natal, em que o percurso é feito quase todo ao longo da areia da praia; em João Pessoa, entretanto, a maior parte do percurso é feita por estradas, e não pela acidentadas praias, o que praticamente tira a vantagem do buggy.

Litoral Norte

O tour pelo litoral norte torna-se um pouco mais longo porque obriga o veículo a ou atravessar o rio Paraíba de balsa (passando pelas praias de Cabedelo), ou contornar o rio pela BR-101. Em geral, a ida se dá pela balsa e a volta pela estrada. O roteiro, entretanto, pode ser negociado (principalmente se o veículo for buggy), assim como o horário.
Justamente por conta dessa dificuldade em se atravessar o rio Paraíba, o litoral norte da Paraíba é praticamente intocado; na maioria das cidades costeiras encontram-se ainda pouca infra-estrutura para turistas. Em compensação, no litoral norte desfruta-se de mais tranquilidade e pode-se visitar belos cenários, com águas limpas, altas falésias e abundância de coqueiros. Dependendo do que for combinado, pode-se ir até Rio Tinto (aproximadamente 40 km ao norte de Lucena), para conhecer o Projeto Peixe-Boi Marinho, na foz do rio Mamanguape (atualmente, o Projeto tem bases também em Pernambuco, Alagoas e Piauí, expansões a partir da base pioneira de Mamanguape); e pode-se ainda esticar até a Baía da Traição, para se conhecer a tribo dos Potiguaras, que ainda mantêm muito de sua tradição secular (interessante que os potiguares habitavam o atual Rio Grande do Norte, mas lá eles foram extintos; os únicos remanescentes encontram-se na tribo da Baía da Traição).

Litoral Sul

tour Joao Pessoa

Passeio de Van

Fizemos um passeio de van pelo litoral sul. Preço: R$ 40 por pessoa (janeiro de 2008).
A van apanha passageiros nos hoteis de João Pessoa, entre 7 e 8 horas da manhã.

A van segue por Cabo Branco, passa direto pelo Farol, segue para a primeira parada: Barra de Gramame.
Após meia hora em Gramame, retoma-se a estrada, direto para Tambaba, que é a praia mais ao sul do roteiro. Fica-se aproximadamente uma hora em Tambaba, tempo suficiente para tirar umas fotos no mirante (a van pára bem em frente ao mirante) dar uns mergulhos e tomar um côco na barraquinha.

De Tambaba, segue-se para a praia do Coqueirinho, onde chegamos por volta do meio-dia, hora do almoço.
Pouco depois das duas horas, saímos de Coqueirinho. Aqui, há duas opções: pode-se caminhar aproximadamente 2 km entre Coqueirinho e a praia seguinte, Tabatinga, ou pode-se fazer o percurso de van; a van segue pela estrada até Tabatinga e fica aguardando os que fazem o percurso a pé.

De Tabatinga, a van segue para uma breve parada na Praia do Seixas, apenas na parte do estacionamento e do painel para fotos; não há tempo para se caminhar até as barracas.
Da Ponta Seixas, já por volta das quatro horas, a van pára rapidamente no Farol do Cabo Branco; por conta do horário, quando o sol já está se pondo, as fotos não ficam tão nítidas.

Um pouco antes das cinco, a van nos deixou novamente no hotel.