Recife

Camaragibe, Pernambuco



População: 128.702 habitantes
Área: 55 km2
Distância do Recife: 10 km
Acessos: BR-408 e avenidas do Recife. Visite também a seção mapas de Recife e Pernambuco.

História
A área onde hoje está localizado o município de Camaragibe era povoada por índios, até a chegada dos portugueses com Duarte Coelho Pereira, em meados do século XVI.

A palavra "Camaragibe" vem do vocábulo indígena "Camará-Gype" (Rio Camará), em referência à "lantana-camará", planta abundante na região, mais conhecida como "Chumbinho".
As terras eram utilizadas para a exploração do pau-brasil e, posteriormente, a produção da cana-de-açúcar.Camaragibe
A cidade surgiu com os antigos engenhos, como o Camaragibe, fundado em 1549 e considerado um dos mais prósperos da região até a invasão holandesa em 1645. O engenho foi incendiado pelas tribos indígenas que viviam no local.
Em 13 de maio de 1982 Camaragibe teve seu território desmembrado de São Lourenço da Mata, sendo elevada à categoria de cidade.
Atualmente, o município é considerado uma região urbana com características campestres e clima agradável. Para quem quer fugir do estresse da capital, Camaragibe é uma boa pedida, sobretudo na região de Aldeia, onde o clima é mais ameno.

Economia
Com o clima propício ao cultivo de flores tropicais (foto), Camaragibe é uma das nove cidades pernambucanas que cultivam plantas. As flores produzidas lá abastecem o mercado interno do Estado e do Nordeste, além de ser exportado para a Europa.
economia de Camaragibe Hoje, Pernambuco é o maior produtor nacional de flores tropicais. A boa colocação é uma prova de que o cultivo de plantas torna-se cada vez mais uma importante atividade agrícola para o Estado. Além das espécies tropicais - típicas das regiões de clima quente e úmido - também são plantadas as espécies temperadas, apropriadas às temperaturas mais amenas.
Localizado na Região Metropolitana do Recife (RMR), o município de Camaragibe tem a economia baseada no setor de comércio e de serviços, com destaque para a vocação turística, estimulada pelo forte potencial ambiental local.
Além de Camaragibe, a Região Metropolitana abriga também os municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Paulista, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, São Lourenço da Mata, Araçoiaba e Moreno. A área total da região metropolitana é de 2.766 km², ocupando 2,82% do território pernambucano.


Turismo
turismo em Camaragibe É a região de Aldeia, o ponto mais alto de Camaragibe, que atrai um maior número de visitantes ao município. Com clima agradável e coberto de verde, o local abriga diversos clubes de campos que alugam cavalos, spas, restaurantes acolhedores e hotéis campestres.
Principalmente nos finais de semana, é grande o movimento de carros subindo a ladeira de Aldeia com passageiros dispostos a desfrutar da tranqüilidade do campo nos confortáveis chalés, localizados em sítios rodeados de fruteiras e flores.
Distante apenas 16 km do Recife, o local já passou a ser residência fixa de muitas pessoas que, diariamente, "descem" para trabalhar e à noite retornam para a tranqüilidade do campo.

Outros sites:
»Camaragibe Online Portal da cidade de Camaragibe.
»Coisas de Camaragibe. Hotéis, restaurantes, passeios.

Fonte das informações: IBGE e Governo do Estado de Pernambuco
Crédito da fotos: Governo do Estado de Pernambuco.

Leia mais sobre outras Cidades de Pernambuco